Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
GOOGLE CLASSROOM COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA O CURSO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
THAIANNA DAYSE VIANA SOUSA
Autores:
- Flávia Pereira da Silva
- Maria Beatriz dos Santos Brito
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O professor de enfermagem sempre estuda e busca novas atualizações para transmitir o conhecimento ao aluno, no que concerne à sala de aula, sempre inova as alternativas para manter o ensino dinamizado com um diálogo acessível para os alunos. O Google Classroom (Sala de Aula) proporciona isso, pois é possível programar aulas, vídeos e atividades com prazos a serem cumpridos, manter um cronograma de tarefas que devem ser desenvolvidas pelos alunos, com datas programadas e o período de entrega dessas atividades. Objetivo: Este relato tem o objetivo de demonstrar a importância da utilização das tecnologias ativas para auxiliar no ensino do da enfermagem, utilizando a ferramenta Google Classroom. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado em uma instituição de ensino na cidade de São Luís – MA, a partir da utilização da ferramenta tecnológica Google Classroom no curso de enfermagem. Resultados: Nas últimas décadas, a formação de professores tem sido um dos temas em crescimento na área da educação no Brasil. Uma das ferramentas que utilizamos para o ensino foi o Google Classroom, que permite organizar o cronograma de aulas, disponibilizar o material teórico, vídeos, atividades programadas e até avaliações. Os conteúdos são armazenados no Google Drive por sala de aula (disciplinas), por atividades postadas por datas, e criada uma pasta no Drive para cada aluno mantendo a organização do conteúdo, podendo ser reutilizada em outras atividades ou em outros cursos ou disciplinas. Nós, professores, apresentamos para os alunos a cada nova matéria o cronograma no Classroom, assim como as aulas disponíveis e datas das atividades propostas. O Classroom é uma ferramenta que organiza as tarefas, amplia a colaboração, promove a comunicação contínua e transforma o ensino, tornado mais produtivo e significativo. Precisamos olhar além, ter em mente o aluno no campo de trabalho, onde sistemas informacionais serão utilizados, além de escalas de trabalho e cronogramas de atividades diárias, semanais e mensais. Conclusão: Com base na experiência relatada, podemos destacar como esta estratégia de ensino aproximou professores e alunos a novas didáticas através das ferramentas digitais. É possível observar que a organização das tarefas propicia um elo com a pesquisa e um apoio as tecnologias educacionais, que somam com o processo de ensino aprendizagem.