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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
Consultório Universitário de Enfermagem: fortalecendo a formação para a consulta de enfermagem
Relatoria:
PATRICIA MARIA DA SILVA CRIVELARO
Autores:
  • Fabiana Aparecida Monção Fidelis
  • Helena Ayako Mukai
  • Paulo Fernando Barcelos Borges
  • Silvia Justina Papini
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Consulta de Enfermagem (CE) como instrumento tecnológico de trabalho do enfermeiro deve ser praticada desde o período de formação para que sejam apreendidos e aplicados o vasto campo de conceitos que envolve o Processo de Enfermagem (PE). O ensino da CE tem sido pouco discutido na última década, fazendo-se necessário a estruturação de novas propostas para sanar dificuldades relatadas em pesquisas, por enfermeiros, os quais, referem que a formação é insuficiente para a prática. Além disso com expansão do empreendedorismo em enfermagem e abertura de consultórios é necessário qualidade na formação dos futuros profissionais. Mediante essa preocupação implantou-se em outubro de 2019 o Consultório Universitário de Enfermagem no Unisalesiano de Lins-SP. Objetivo: relatar a experiencia da implantação e desenvolvimento de atividades no consultório universitário de enfermagem do Unisalesiano de Lins-SP. Método: Relato de experiencia da implantação e desenvolvimento das atividades no consultório universitário de enfermagem no Unisalesiano de Lins-SP. Resultados: O Consultório Universitário de enfermagem é produto do mestrado profissional em enfermagem da autora, tem por objetivo fortalecer o ensino da CE. Para a implantação, as seguintes etapas foram seguidas: apresentação do projeto à coordenação do curso e reitoria; escolha do local no Unisalesiano-Lins, estruturação da planta de adaptação do local, implantação das adaptações e adequação com equipamentos e mobilia, estruturação do conteúdo programático teórico necessário e prévio à prática no consultório; estruturação da programação de aulas práticas. Todas as etapas foram cumpridas de outubro de 2018 à outubro de 2019, quando deu início as aulas no consultório. Como estratégia de ensino prático utiliza-se o método de simulação realística com uso de atores, associado a “Teoria da Aprendizagem Experiencial” de David Kolb (1984), composta por quatro fases: experiência concreta, observação reflexiva, conceituação abstrata e experimentação Ativa. Como referência para a consulta de enfermagem utiliza-se o processo de enfermagem e a Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta. Considerações finais: O consultório Universitário de enfermagem vem atendendo os objetivos de fortalecer a formação para a CE, tornando-os capazes de conhecer, identificar e intervir nas situações ou problemas que afetem as necessidades básicas do indivíduo, família e/ou comunidade.