Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
O ENSINO DE PRIMEIROS SOCORROS VIVENCIADOS NA UNIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
JOHNY CARLOS DE QUEIROZ
Autores:
- Pedro Vinícius Souza Almeida
- Lucidio Clebeson de Oliveira
- Ângela Maria Fernandes de Queiroz
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO. Historicamente, as grades curriculares das faculdades da área da saúde tiveram como foco principal o ensino dos mecanismos fisiopatológicos e a utilização de práticas mais efetivas para a cura das doenças que afetam a humanidade (ALMEIDA, 2020). Diante disso, para além de capacitar tecnicamente os discentes, a concepção de extensão se embasa na interação dialógica entre a universidade e setores sociais por meio de uma relação pela troca de saberes, superando-se, assim, o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com movimentos, setores e organizações sociais (RIOS, 2008). OBJETIVOS. Relatar a vivência de discentes do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública durante a execução de uma Unidade Curricular de Extensão (UCE) em uma instituição escolar pública no município de Mossoró/RN. MÉTODO. A UCE com carga de 30 horas foi planejada a partir de um projeto de extensão executado em uma escola pública no município de Mossoró/RN, tendo como sujeitos os professores, funcionários e alunos do ensino médio onde se discuti temas voltados aos primeiros socorros, fundamentado na Lei Lucas nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, que torna obrigatório o ensino de primeiros socorros nas escolas. RESULTADOS E DISCUSSÕES. A pandemia do COVID-19 impossibilitou a aplicação dos conteúdos de forma teórico-prática, desta forma organizamos momentos online com os docentes para discutirmos os temas elencados em uma cartilha educativa, elaborada pelos discentes de graduação que executavam a UCE2021.1 da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN), Campus Mossoró, que orientará os docentes durante um evento que ocorra na escola até a chegada do Socorro especializado (SAMU 192). CONCLUSÃO. Mesmo de forma online o objetivo da UCE foi alcançado no sentido de orientar os docentes de uma escola pública quanto as práticas de primeiros socorros, onde foram enfatizados os principais temas relacionados aos eventos que ocorrem no ambiente escolar com mais frequência, na perspectiva de um atendimento rápido e resolutivo. Os docentes que participaram desses momentos avaliaram como importante esse tipo de atividade e solicitaram outros momentos que serão planejados com a equipe de extensão da FAEN UERN.