Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: CRIAÇÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA PARA O ENSINO DE SAÚDE MENTAL
Relatoria:
Jhuly Maria Ferreira
Autores:
- Dália Passos de Souza
- Grasiele Cristina Lucietto da Silva
- Luana Vieira Coelho Ferreira
- Fabio Scorsolini-Comin
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As Ligas Acadêmicas têm como papel fomentar um ambiente em que os acadêmicos possam interagir e trabalhar juntamente com a comunidade, possibilitando a disseminação do aprendizado de temas específicos. Objetivo: Relatar a experiência da construção de uma Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde Mental. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre as vivências durante o processo de criação e desenvolvimento de uma Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde Mental, do curso de graduação em enfermagem, de uma universidade pública estadual, localizada no interior de Mato Grosso. A Liga deu início às suas atividades em setembro de 2021, por meio de um processo seletivo que selecionou 40 discentes do 1º ao 9º semestre, os quais foram organizados em comissões (recursos humanos, administrativo, criação e divulgação). Resultados: A Liga é alicerçada no tripé ensino-pesquisa-extensão e tem como uma de suas estratégias desenvolver atividades educativas que são organizadas e executadas pelos acadêmicos e coordenadores na própria instituição de ensino ou na comunidade, com a finalidade de criar espaços de estudos, produção de conhecimento e realização de ações de promoção e prevenção a saúde no campo da saúde mental. Durante todo o período de implementação da liga foram realizados 7 encontros entre os ligantes referentes ao funcionamento das atividades internas, divisão de tarefas, planejamento das ações, discussões sobre temas voltados ao campo de saúde mental, 5 ações de extensão com a comunidade, como ações com o Grupo de Apoio Oncológico (GAO), grupo de familiares no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), palestras e eventos sobre a saúde mental dos universitários e participação em eventos científicos. A participação na Liga possibilita ampliação do conhecimento sobre o cuidado em saúde mental, além de desenvolver o trabalho em equipe, viabilizando um espaço complementar na formação profissional que está em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).Conclusão: A Liga Acolher viabiliza a percepção da importância sobre o campo da saúde mental na formação de enfermagem, ampliando saberes, proporcionando uma formação acadêmica com autonomia, contribuindo com conhecimento científico e desenvolvendo habilidades de liderança e cooperação em equipe. Iniciativas como esta são valiosas não somente para os acadêmicos, ao ampliar suas possibilidades no processo de construção do seu perfil profissional, mas também para comunidade.