Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
PENSANDO INTERVENÇÃO POR MEIO DA DISCIPLINA ABORDAGEM METODOLÓGICA: EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DE MESTRADO
Relatoria:
EURINETE CATARINA GUIMARÃES DA SILVA
Autores:
- SÁSKIA SAMPAIO CIPRIANO DE MENEZES
- DEYVYLAN ARAÚJO REIS
- JUCENI GOMES UCHOA DOS SANTOS
- HADELÂNDIA MILON DE OLIVEIRA
- RIZIOLÉIA MARINA PINHEIRO PINA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas, é um programa visa à solução de problemas identificados na prática profissional do enfermeiro no contexto amazônico. O Programa destina-se ao desenvolvimento de metodologias, tecnologias e inovação do cuidado de enfermagem e da gestão do trabalho em saúde e enfermagem, para assim, fomentar a (re)construção de habilidades e competências para a tomada de decisão em situações complexas, nos diversos cenários da prática de enfermagem. Objetivo: Descrever os aprendizados adquiridos na disciplina Abordagem Metodológica I para a construção de projetos de intervenção como produtos do Mestrado Profissional Enfermagem no Contexto Amazônico. Método: Relato de experiencia de discente da disciplina Abordagem Metodológica I do Mestrado Profissional em Enfermagem, a referida disciplina ocorreu de forma presencial no primeiro semestre de 2022, a disciplina possui carga horaria de 45h e tem como objetivo capacitar os pós-graduandos para a abordagem metodológica na produção de conhecimento. A disciplina foi conduzida por meio de uma abordagem problematizada, o que possibilitou aos discentes refletirem sobre os projetos de intervenção propostos e como a disciplina potencializou a construção destes. O discentes que cursaram a disciplina são ingressaram no programa no primeiro semestre de 2022 e respondem ao Projeto Tecnologia I novação para a população em situação de vulnerabilidade na Amazônia edital 08//2021 Acordo CAPES/ COFEN Resultado: A disciplina cumpriu o objetivo proposto, promoveu aprendizado acerca da elaboração de projetos de intervenção, apresentou as possibilidades e metodologias para projetos de intervenção, promoveu a reflexão acerca de tecnologia e inovação na elaboração de produtos e processos para qualificar a assistência de enfermagem nos diversos cenários de atuação dos discentes. Conclusão: A disciplina favoreceu o aprendizado sobre a elaboração de projetos de intervenção para produzir impactos positivos para o processo de trabalho do enfermeiro nos serviços de saúde do Amazonas, além de instigar a busca pelo conhecimento baseado nas melhores evidencias com vistas a elaboração de produtos com potencial para melhorar a prática da enfermagem e produzir ciência.