Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: UTILIZAÇÃO DO GOOGLE MEET NO ENSINO REMOTO PARA ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM
Relatoria:
FLáVIA PEREIRA DA SILVA
Autores:
- Thaianna Dayse Viana Sousa
- Maria Beatriz dos Santos Brito
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A COVID 19 acarretou inúmeras mudanças em nosso cotidiano por conta das medidas sanitárias e de distanciamento social. Muitos setores tiveram que se readaptar a essas alterações, principalmente a área educacional, de modo que as atividades presenciais foram suspensas e os órgãos reguladores nacionais indicaram a continuidade do semestre letivo por meio de atividades remotas. Uma ferramenta fortemente utilizada durante esse período foi o Google Meet, uma plataforma desenvolvida para realização de encontros a distância, de livre acesso e fácil manuseio. Essa mudança na forma de ensino culminou na reestruturação das salas de aulas convencionais, considerando as competências essenciais para cada curso, inclusive os da saúde, como a Enfermagem. Objetivo: descrever uma experiência do uso do Google Meet para realização de aulas teóricas para alunos de um curso técnico em enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre o uso do Google Meet durante as aulas teóricas ministradas para estudantes de um curso técnico em enfermagem. Resultados: No início da pandemia cada professor fez sua própria busca e criou meios com o objetivo de dar continuidade ao desenvolvimento das competências e habilidades presentes no currículo escolar. Frente a estas necessidades surgiu, por iniciativa da direção de ensino, a possibilidade de todos os docentes utilizarem como uma única forma de fazer videoconferências o aplicativo Google Meet. Assim, professor e aluno tiveram que enfrentar alguns desafios que, para aquele, era proporcionar aulas dinâmicas e prender a atenção de quem estava assistindo e para esse, manter-se em alerta para compreender os assuntos ministrados. Depois de sanadas algumas deficiências, inclusive com treinamentos e atrelado à prática de cada professor, as aulas foram fluindo de forma mais participativa possibilitando a interação individual ou coletiva dos alunos que se mostravam presentes através de seus computadores ou smartphones, participando também com perguntas, questionamentos e experiências através do áudio ou chat do aplicativo. Durante o uso da plataforma foi possível ainda realizar webnários, nos quais os alunos, com seus respectivos grupos, faziam apresentações. Conclusão: A utilização dessa ferramenta se mostrou importante por propiciar aos professores e alunos contato com novas ferramentas educacionais digitais promovendo a construção de novos saberes e possibilitando a continuidade na formação de futuros profissionais.