LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA AVALIAR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS A PARTIR DA PRECEPTORIA
Relatoria:
RAFAELA DE MELO ARAÚJO MOURA
Autores:
  • Janislei Soares Dantas
  • Tiago José Silveira Teófilo
  • Valkenia Alves Silva
  • Mayrla Lima Pinto
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: Entre os fundamentos educacionais para a formação dos profissionais de saúde, está o aprendizado com autonomia, a partir da mediação dos professores e profissionais do serviço, o preceptor, que participa como agente protagonista nesse processo formativo. O preceptor possui a função de orientar o estudante na prática, indo além do desenvolvimento da sua experiência técnica, devendo utilizar competências e habilidades pedagógicas a fim de realizar a mediação entre a teoria e a prática, e assim contribuir com a formação dos futuros enfermeiros. Desse modo, torna-se relevante a construção e utilização de instrumentos para o registro das ações executadas na prática, tornando a avaliação sistemática e contínua, de modo a propiciar o crescimento dos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVOS: Elaborar um instrumento para avaliar a construção de habilidades e competências do estudante de enfermagem, a partir da atuação do preceptor no processo de ensino-aprendizagem de um Hospital Escola, localizado no Estado da Paraíba. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva. Para construção do instrumento elencaram-se quinze itens relevantes ao processo de ensino-aprendizagem, que serão analisados de acordo com uma escala do tipo likert, contendo: concordo totalmente, concordo, não estou decidido, discordo e discordo totalmente. Também ficará disponível espaço para que o estudante escreva comentários e/ou recomendações ao preceptor, caso não tenha sido contemplado nos itens anteriores. RESULTADOS: A primeira parte do instrumento possui dados de identificação do estudante e do preceptor. Os campos subsequentes referem-se à análise dos itens: domínio e execução da prática, com aplicação dos princípios científicos; busca por novos conhecimentos e oportunidades; execução das atividades com iniciativa, autonomia e independência; identificação de pontos fortes, bem como, das lacunas de conhecimento científico e/ou habilidade prática; comunicação; dentre outros. CONCLUSÃO: A construção do instrumento buscou, sobretudo, auxiliar o estudante e preceptor a desenvolverem o processo ensino-aprendizagem com qualidade; possibilitar a avaliação contínua do desempenho técnico-científico, político e ético do estudante; auxiliar o estudante a identificar suas dificuldades e, assim, melhorar o ensino-aprendizagem, bem como o seu desempenho profissional futuro.