LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA PROMOÇÃO DO LETRAMENTO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA
Relatoria:
Polyana Norberta Mendes
Autores:
  • Rosimere Ferreira Santana
  • Guilherme Guarino de Moura Sá
  • Fátima Helena do Espírito Santo
  • Carla Danielle Araújo Feitosa
  • Rosilane de Lima Brito Magalhães
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O conjunto de competências cognitivas e sociais para usar conceitos e informações com a finalidade de promover e manter uma boa saúde é definido pela Organização Mundial de Saúde como Letramento em Saúde. Entre as pessoas idosas, o letramento em saúde mostra-se inadequado, o que implica na menor capacidade para a autogestão do cuidado Objetivo: analisar as evidências científica sobre o uso de tecnologias educacionais como estratégia de intervenção do enfermeiro na promoção do Letramento funcional em saúde dos idosos. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada por meio da busca nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Web of Science, and Embase. Os estudos foram selecionados por dois pesquisadores de forma independente e a seleção das informações se deu por meio de instrumento produzido pelos autores. Resultado: Os quatro artigos selecionados para a amostra final deste estudo foram publicados entre os anos de 2011 e 2018. Desses, dois foram desenvolvidos no Brasil, um no Canadá, e um nos Estados Unidos. As publicações ocorreram em periódicos de medicina (n=1), enfermagem (n=1), audiologia (n=1) e comunicação em saúde (n=1). Quanto ao delineamento metodológico, dois são caracterizados por serem metodológicos, um estudo de intervenção e um ensaio clínico randomizado. As tecnologias identificadas foram vídeos educativos, pictogramas, contação de histórias e material multimídia. Conclusão: Os estudos mostraram que os conteúdos e informações das tecnologias obtiveram efetividade na sua utilização perante à população idosa. Ainda assim, há lacunas no conhecimento e poucas tecnologias educacionais sobre o letramento em saúde da pessoa idosa.