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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA COM BRONQUIOLITE E PNEUMONIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Lorrainy de Souza Cordeiro
Autores:
  • Letícia Seixas Severino
  • Ana Kaila Costa Parente
  • José Carlos Ferreira Pinheiro Junior
  • George Bosco Barros de Araujo
  • Gigellis Duque Vilaça
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Doenças respiratórias caracterizam-se como infecções que causam obstrução da passagem de ar tanto a nível do trato respiratório superior como inferior e estão entre as infecções de maior índice de morbimortalidade do mundo. Objetivos: Relatar o caso de um paciente infantil com quadro de Pneumonia e Bronquiolite na Unidade Pediátrica de um hospital público do município de Coari – Amazonas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência acerca do caso de um paciente pediátrico, com um mês de vida e que apresentava duas doenças respiratórias graves, Pneumonia e Bronquiolite. O estudo de caso foi realizado durante estágio acadêmico da disciplina Enfermagem na Atenção Integral à Saúde da Criança. Para a coleta de dados, foi utilizado um instrumento previamente elaborado de anamnese e exame físico, obedecendo técnicas científicas e utilizando o processo de enfermagem como instrumento metodológico para o cuidado. Resultados: O paciente deu entrada ao hospital acompanhado de sua genitora, com queixas de dificuldade respiratória e tosse persistente, apresentando na ausculta pulmonar, ruídos adventícios com crepitações e roncos. A partir dos resultados de exames, foi possível identificar o diagnóstico inicial de Pneumonia e bronquiolite. Durante o acompanhamento do caso, foi realizado o exame físico completo, monitoramento frequente dos sinais vitais, administração de medicamentos conforme a prescrição, implementação de oxigenoterapia conforme protocolo institucional e educação em saúde com a mãe, acerca da amamentação e demais cuidados. O paciente esteve internado durante todo o período de estágio, onde foi possível observar uma melhora gradativa, diminuindo a frequência de choro e da necessidade de oxigenoterapia, melhorando a dificuldade respiratória e aceitando melhor os cuidados realizados, se comparado aos primeiros dias de internação. Conclusão: Por meio do estágio na clínica pediátrica e o estudo de caso em questão, possibilitou aos acadêmicos a observação da atuação da equipe de enfermagem e como esses profissionais fazem uso de seus conhecimentos técnico-científicos. Além disso, essas experiências proporcionam o aprofundamento do conhecimento acerca do quadro clínico e evolução do paciente. Desta forma, considera-se que o acompanhamento acadêmico do processo de recuperação e cura do paciente permite uma maior compreensão sobre a importância de uma assistência de qualidade para se obter resultados clínicos positivos.