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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
BEBÊS GASTROSTOMIZADOS: IMPLANTAÇÃO DE FOLDER EDUCATIVO PARA ALTA HOSPITALAR
Relatoria:
Sandra Mara Chaves Barreira
Autores:
  • Raphaella Cristino de Paula
  • Gabrielle Mendes Gott
  • Natalia Linhares Ponte Aragão
  • Mirly Regina da Silva Oliveira
  • Rhaquel de Morais Alves Barbosa Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Uma alimentação adequada é fundamental para atender às necessidades metabólicas e energéticas do bebê, favorecendo seu crescimento e seu desenvolvimento integral. Em casos específicos, na impossibilidade da alimentação por via oral, sem tolerância a outras vias alternativas e após análise criteriosa de uma equipe multiprofissional, indica-se a alimentação através de gastrostomia, que poderá ser temporário ou definitivo. OBJETIVO: Desenvolver e implantar um folder educativo que propicie orientações importantes e seguras na alta hospitalar do bebê que possui gastrostomia. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo metodológico, realizado em uma maternidade referência no estado do Ceará, no atendimento a gestantes de alto risco e recém-nascidos prematuros. No intuito de implementar uma ferramenta informativa, de baixo custo e acessível, surgiu a necessidade de criação e implantação dessa tecnologia, possibilitando a oferta de um cuidado individualizado e seguro, bem como contribuindo para a redução de possíveis reinternações por suas complicações. O processo de elaboração da ferramenta educativa foi iniciado em meados de junho de 2020, passando pela apreciação da equipe multidisciplinar e especialistas da área, sendo concluído em março de 2022, com sua publicação na intranet do hospital. RESULTADOS: Desde sua implantação, o instrumento tem se mostrado eficaz no planejamento da alta desses bebês, na medida em que possui linguagem de fácil compreensão e ilustrações, que facilitam o entendimento por seus familiares, e direciona as informações que serão repassadas pelos profissionais responsáveis, favorecendo uma alta segura, individualizada e humanizada. CONCLUSÃO: Acredita-se que o uso do folder educativo trará benefícios que refletirão em melhorias assistenciais, orientações de práticas seguras e prevenção de reinternações hospitalares por complicações preveníveis. Como qualquer outra ferramenta, necessitará de aprimoramentos constantes, conforme as novas recomendações científicas que forem surgindo.