LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
ENSINO E APRENDIZAGEM POR MEIO DE STORYTELLING NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
ÁLLAMY DANILO MOURA E SILVA
Autores:
  • Joaquim Guerra de Oliveira Neto
  • Lourival Gomes da Silva Júnior
  • Andréia Rodrigues Moura da Costa Valle
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Dentro das dimensões que atualmente compõem a formação em enfermagem se insere o processo dinâmico de modificação de saberes e práticas tradicionais por processos baseados em metodologias ativas de aprendizagem (MAP). Dentre as MAP, existe o storytelling, que corresponde a uma técnica para captar a atenção das pessoas por meio do relato de um caso fictício ou real, com o intuito de ensinar. OBJETIVO: Descrever a experiência durante o processo de ensino e aprendizagem utilizando storytelling no curso de enfermagem de uma instituição estadual de ensino superior. MÉTODOS: Trata-se de relado de experiência vivenciado por docentes e discentes do segundo período do curso de enfermagem em uma universidade pública do Piauí, no mês de março de 2022, na disciplina de Saúde Coletiva para a avaliação do aprendizado sobre o histórico e a institucionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando a técnica de storytelling. Os temas foram previamente elencados pelos docentes e depois foi elaborada uma narrativa envolvendo uma história com personagens fictícios e baseada em conteúdos sobre o histórico da saúde pública e SUS. A narração da história foi dividida em seis etapas, em que ao final de cada uma delas, os alunos eram estimulados a escreverem “palavras geradoras” em cartazes para que, assim, os docentes iniciassem a discussão da história contada, associando com o conteúdo da disciplina. RESULTADOS: A utilização de storytelling no ensino e aprendizagem do acadêmico mostrou-se como ferramenta complementar ao ensino por MAP, com um processo de formação mais teórico-prático, dinâmico e inovador para abordagem de conteúdo, que por vezes é denso como os que envolvem políticas públicas de saúde e regulamentações do SUS. Observou-se que essa experiência, fomenta a reinvenção da sala de aula tradicional, ao incrementar ferramentas de mudanças de paradigmas, que podem instrumentalizar a prática docente e apoiar o ensino centrado no estudante. CONCLUSÕES: O processo de ensino e aprendizagem utilizando storytelling proporcionou experiência positiva na agregação de conhecimentos dos discente sobre o histórico e a institucionalização do SUS, o qual é base para a formação acadêmica e prática profissional. Conclui-se que o storytelling é uma ferramenta que pode contribuir no processo de compreensão e aplicação prática dos conteúdos aos alunos.