Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
RODAS DE CONVERSA COMO ESPAÇOS DE PROMOÇÃO À SAÚDE MATERNA-INFANTIL: ENFERMAGEM E PASTORAL DA CRIANÇA
Relatoria:
FLORÊNCIA GAMILEIRA NASCIMENTO
Autores:
- Sherida Karanini Paz de Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Atenção à saúde infantil é uma responsabilidade da Estratégia Saúde da família e de todos os seus profissionais. Para realizar tal atribuição conta-se, com estratégias externas de suporte como Pastoral da Criança, que realiza o acompanhamento nutricional de gestantes e crianças menores de cinco anos. Objetivo: relatar a experiência de uma enfermeira que atua em conjunto com um grupo de líderes da Pastoral da Criança diante da condução de rodas de conversa acerca da promoção à saúde materno infantil. Metodologia: Os momentos aconteceram desde janeiro de 2019 até o ano de 2022, com exceção do período de 2020, dada a pandemia da COVID-19 e conta com a atuação de 4 líderes comunitárias, sendo que uma delas é enfermeira. Realizam o acompanhamento de 20 famílias, em uma comunidade no interior do Ceará, por meio de visitas domiciliares e reuniões mensais de forma itinerante. Resultados: Durante os encontros mensais são realizadas roda de conversa com as mães e responsáveis, além de atividades lúdicas com as crianças, culminando em um lanche compartilhado entre os participantes. Os temas levados repercutem as doenças comuns na infância, cuidados com amamentação, sinais de perigo na infância, cuidados na gestação e doenças viróticas. As rodas de conversa sempre iniciam com perguntas disparadores sobre a temática em questão, a fim de envolvê-las na discussão. Ao decorrer dos encontros são convidados pessoas externas ao grupo para dar orientações sobre determinadas temáticas, dentre estas pessoas destacam-se Agente Comunitária de Saúde e a técnica de enfermagem da comunidade. Conclusão: Os momentos proporcionados pela Pastoral da Criança se tornaram substanciais para líderes e famílias acompanhadas haja vista a troca de conhecimento que é gerada nesses espaços e que geram sentimentos de gratidão pelos atores envolvidos nesse processo.