LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
ÉTICA EM ENFERMAGEM NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
FLORÊNCIA GAMILEIRA NASCIMENTO
Autores:
  • Sherida Karanini Paz de Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A formação em enfermagem segue uma dimensão geral que permeia a dimensão teórica-prática-ética. A dimensão ética, por sua vez, está inclusa na profissão desde sua formação e por isso deve ser bem trabalhada a fim de despertar condutas éticas coerentes. Objetivo: Relatar a experiência de uma docente na condução da disciplina Bioética e enfermagem para uma turma de alunos do curso técnico de enfermagem. Metodologia: Experiência realizada em maio de 2021, em dois encontros presenciais com uma turma de 32 alunos do curso técnico de enfermagem, com duração de oito horas. As aulas foram planejadas pela docente utilizando aula expositiva e metodologia ativa em forma de seminários e discussão de casos. Resultados: Na aula expositiva foi abordado os conceitos gerais e o código de ética de enfermagem, voltado para ações do técnico de enfermagem. O segundo momento contou com atividade em grupo, em que cada grupo ficou encarregado de pesquisar e trazer alguma manchete que envolvesse infração ética cometido por profissionais de enfermagem. Os grupos trouxeram infrações, negligências e descaso, que foram problematizados por todos os alunos presentes. Foi discutido sobre as questões éticas debatidas, levando-se em consideração condições insalubres de trabalho, tais como baixos salários, excessivas cargas de trabalho e as condições precarizadas apresentadas pelos estabelecimentos de saúde. Levantou-se ainda o debate acerca de quais órgãos deliberativos o técnico de enfermagem pode recorrer nessas condições e como os alunos se comportariam se vivenciassem situações semelhantes às apresentadas. Ao decorrer das apresentações outros alunos também trouxeram experiências vivenciadas por eles ou familiares que trouxe o debate para a quebra do sigilo. Após a apresentação dos casos, aplicou-se um método de avaliação individual com amojes e sugestões para que eles pudessem avaliar a disciplina. A maioria dos alunos avaliaram a disciplina como bom e ótimo e sugeriram que as outras disciplinas pudessem trazer mais metodologias ativas. Conclusão: A dimensão ética e a carga teórica que a compreende precisa ser melhor dinamizada e apresentada para os futuros profissionais de enfermagem, a fim de aproximá-los cada vez mais da realidade e fazer com que estes reflitam, desde a formação, sobre seu papel como futuros profissionais.