Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
VIVÊNCIAS EM UMA LIGA ACADÊMICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Agnes Oliveira Costa e Silva
Autores:
- KEILA MARIA DE AZEVEDO PONTE
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As Ligas Acadêmicas surgem nas universidades brasileiras no início do século XX como estratégias de atividades extracurriculares e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão para complementação da formação de enfermeiros. Durante o período da pandemia pela COVID-19 as atividades presenciais foram suspensas e substituídas temporariamente pela modalidade remota. Objetivo: Descrever vivências em uma liga acadêmica durante a pandemia da COVID-19 e seus impactos na formação profissional. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, vivenciado durante as atividades na Liga de Enfermagem em Cardiologia (LECARDIO) do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral – Ceará realizadas de forma remota durante o ano de 2021. Resultado: Em 2021 a liga se deparou com o desafio de desenvolver suas atividades em meio a pandemia da Covid-19 e ao distanciamento social. Deste modo, para não comprometer o seu principal objetivo que é o protagonismo estudantil junto as ações na comunidade, foi adotado como estratégia fomentar o ensino, por meio de aulas semanais facilitada por enfermeiros da área de cardiologia para aprofundamento teórico, o que possibilitou obter conhecimento de conteúdos necessários para formação. No eixo da pesquisa, teve a oportunidade de desenvolver a construção de trabalhos científico objetivando embasar a elaboração de tecnologias educativas, as quais são inerentes a liga. Quanto ao eixo extensão foram desenvolvidas atividades de forma online, utilizando-se as redes sociais para obter um maior alcance de público. Ocorreram lives e publicações educativas no Instagram pelo perfil da liga, com intuito de instruir quanto ao adoecimento cardiovascular, como também, foi realizado um momento para aplicar as tecnologias educativas criadas na liga com os profissionais de saúde do Hospital do Coração Padre José Linhares de Sobral-CE, parceiro da liga. Conclusão: A experiência na liga acadêmica durante o distanciamento social foi fundamental para a formação acadêmica dos envolvidos e para construção profissional, pois foi possível desenvolver o protagonismo estudantil e ser o agente da formação, além de poder desenvolver habilidades como a comunicação, criatividade, adaptabilidade e trabalho em equipe.