LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA SOBRE EDUCAÇÃO ALIMENTAR EM AMBULATÓRIO DE FERIDAS
Relatoria:
Luiz Gustavo Mendes de Moura
Autores:
  • Valdir Vinícius Damasceno Almeida
  • Luiza Gonçalves Gurgel de Barros
  • Beatriz Alves de Oliveira
  • Kaio Roger Morais Araújo
  • Manuela de Mendonça Figueirêdo Coelho
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A construção de uma alimentação saudável depende de vários fatores culturais, sociais e econômicos, que podem ser discutidos e orientados durante ações educativas de forma a promover uma adequação para garantir a saúde completa do indivíduo. A pirâmide alimentar, por se tratar de uma figura didática e fácil de compreensão, pode ser utilizada em diversos públicos e diversas práticas educativas. OBJETIVO: Relatar a experiência na aplicação da pirâmide alimentar como tecnologia educativa para pessoas em tratamento com feridas. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência da aplicação de uma tecnologia de educação em saúde sobre alimentação saudável. A atividade foi desenvolvida com o público do ambulatório de feridas de um hospital universitário em Fortaleza-CE, pelos integrantes da Liga de Enfermagem em Estomaterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio de uma dinâmica que consistia na percepção coletiva da própria alimentação e construção de uma ideia de quais alimentos são adequados para a dieta, utilizando como ferramenta a pirâmide alimentar. RESULTADOS: No primeiro momento, houve a apresentação da pirâmide alimentar em branco e a explicação da dinâmica. No segundo momento, os participantes foram convidados a preencher a pirâmide com os alimentos conforme seus conhecimentos prévios e no terceiro momento os facilitadores conduziram a explicação, alinhando os conhecimentos sobre os alimentos em respectivos lugares na pirâmide. Durante a realização da dinâmica os participantes foram bastante adeptos com a temática abordada. Por fim, com a finalização da dinâmica, as dúvidas dos pacientes foram sanadas. CONCLUSÃO: Notou-se uma dificuldade durante a ação, possuir a atenção dos pacientes no início da dinâmica, mas com a atividade lúdica a dificuldade foi solucionada. Ademais, percebe-se uma necessidade, que seja desenvolvidas mais atividades lúdicas em outros ambulatórios, com o intuito de prevenção e promoção da saúde, gerando qualidade de vida. Portanto, essa ação foi relevante, viabilizou o conhecimento sobre a pirâmide alimentar, sendo também um momento de comunicabilidade.