LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
Storytelling como técnica de educação em saúde para prevenção de câncer na atenção primária à saúde
Relatoria:
Sarah Ravena Camilo Sobreira Rocha
Autores:
  • Douglas Marfran Lima Moraes
  • Maria Clara Alcântara de Sousa
  • Államy Danilo Moura e Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Storytelling é uma estratégia ativa de ensino e aprendizagem que é utilizada para a disseminação de ideias. Essa ferramenta pode ser empregada na Atenção Básica como forma de educação em saúde como estratégia de prevenção do câncer, por exemplo, já que a Atenção Primária tem como funções a promoção, prevenção e detecção precoce de doenças. OBJETIVO: Analisar a utilização do Storytelling como estratégia de educação em saúde para prevenir o câncer na Atenção Primária à Saúde. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, utilizando-se das bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF, por meio dos descritores controlados pelo DeCS: Neoplasias, Educação em Saúde e Atenção Primária à Saúde e a palavra-chave storytelling. A estratégia de busca foi PICo, os termos foram cruzados com uso de operadores booleanos OR e AND, tendo a seguinte questão norteadora: De qual maneira o Storytelling pode ser utilizado como recurso de educação em saúde para prevenir o câncer na Atenção Primária à Saúde? A pesquisa foi realizada em junho de 2022 e os critérios para a sua realização foram: estudo de artigos envolvendo a temática, disponíveis nos idiomas inglês, português e espanhol, sendo encontrados 697 artigos. Após aplicação dos critérios de inclusão foram selecionados 8 estudos para análise e síntese. RESULTADOS: As ações educativas na Atenção Básica mostraram-se como ferramentas complementares no processo de prevenção do câncer, uma vez que são utilizadas ativamente como forma de auxiliar na disseminação do conhecimento. Essas estratégias proporcionam uma troca de saberes entre a equipe e os pacientes, desde que seja utilizada uma comunicação de fácil acesso. Além disso, percebeu-se que o uso desse mecanismo educativo favorece para a criação de vínculos entre os envolvidos no processo. Dessa maneira, o Storytelling pode servir como uma forma para prevenir o câncer, possibilitando aos usuários da Atenção Primária uma Educação em Saúde adequada e, consequentemente, a propagação de informações na comunidade. CONCLUSÕES: Portanto, o Storytelling utilizado como Educação em Saúde é uma ferramenta que pode agregar na prevenção do câncer na Atenção Básica, devido ao seu mecanismo colaborativo de aprendizagem por meio da disseminação de ideias na comunidade, proporcionando a transferência de informações e facilitando o fluxo de trabalho das equipes com os usuários.