Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE A PREVENÇÃO DAS DOENÇAS TROPICAIS NEGLIGENCIADAS EM POPULAÇÕES RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA
Relatoria:
Mayla Victória Braz Campelo
Autores:
- Catharinna Aiko Odagiri de Moraes
- Yann Lucas Pita de Oliveira
- Hyoana Lurdes Monteiro da Costa
- Elian Coimbra Fontinelli Tavares
- Silvia Cristina Santos da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As doenças tropicais negligenciadas (DTN) se configuram como um problema de saúde pública, por demonstrarem padrão de prevalência constante nas populações derivadas da Amazônia. As DTN caracterizam o déficit socioeconômico ao qual países subdesenvolvidos como o Brasil, são submetidos, em decorrência do descaso instituído pelo poder público. As populações advindas da Amazônia possuem características singulares, que as colocam em situação de vilipêndio frente à disseminação das principais DTN emergentes, em detrimento do difícil acesso aos serviços de saúde públicos e de qualidade. Objetivos: Relatar as experiências de acadêmicos de Enfermagem na implementação de educação em saúde, disseminando o conhecimento acerca das principais DTN recorrentes, com o fito de promover a prevenção em uma comunidade ribeirinha da Amazônia. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, realizado por discentes de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, membros de uma Liga Acadêmica. O público assistido, se caracterizou prevalentemente por mulheres de várias faixas etárias, sendo a ação estabelecida no mês de maio de 2022. Desse modo, o processo da ação se subdividiu em etapas, tendo iniciado pela triagem para o rastreio de anormalidades nos sinais vitais e a interação entre os discentes e a população atendida. Em sequência, os acadêmicos externalizaram informações quanto a prevenção de algumas DTN e infecções sexualmente transmissíveis, utilizando diálogo acessível e reiterando a importância da promoção de medidas profiláticas. Resultados: Durante o decurso da ação, percebeu-se que a população assistida possuía interesse pela temática abordada, mesmo tendo conhecimento limitado sobre a mesma, já que várias dúvidas foram sanadas mediante o questionamento advindo do público. Ademais, as clientes promoveram enriquecimento à ação, ao abordarem as suas formas tradicionais de atuarem sobre as fisiopatologias, utilizando fitoterápicos. Conclusão: Nessa conjectura, a metodologia aplicada é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento teórico-prático dos discentes envolvidos, a partir da implementação de medidas preventivas sobre as DTN e outras informações relacionadas às mesmas, promovendo a troca de conhecimento entre discentes e clientes. Dessa forma, a ação mostrou-se imprescindível à formação dos acadêmicos de Enfermagem, por difundirem um posicionamento de protagonismo diante da atuação nas regiões mais vitimizadas socioeconomicamente, como a Amazônia.