LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NA CAMPANHA DE TESTAGEM DA COVID-19 EM BELÉM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Yann Lucas Pita De Oliveira
Autores:
  • Silvia Cristina Dos Santos Da Silva
  • Mayla Victória Braz Campelo
  • Gabriel Santos Pereira Neto
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Covid-19 é uma doença respiratória emergente que se tornou um desafio de saúde global. Sua origem se baseia em uma nova estrutura da família dos coronavírus, que se caracterizam como vírus envelopados de RNA que são amplamente distribuídos entre humanos, outros mamíferos e aves e causam doenças respiratórias, hepáticas e neurológicas¹. O aumento no número de casos na região metropolitana de Belém também gerou uma grande busca por testes rápidos nas unidades de saúde. Como resposta, a prefeitura de Belém junto ao Governo do Estado, implementaram a abertura de pontos de testagem rápida por toda a região ². Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal Do Pará durante a Campanha de Testagem contra a Covid-19 no município de Belém. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, vivenciado por acadêmicos do curso de Enfermagem, durante uma ação em saúde direcionada para testagem contra o vírus Sars-CoV-2 que ocorreu em janeiro de 2022, com o intuito de diagnosticar a população da região metropolitana da cidade de Belém/PA. Para a execução da atividade, a proposta se dividiu em dois momentos, sendo eles a capacitação dos voluntários para a realização dos testes e a atuação direta na campanha de testagem realizada no Ginásio Poliesportivo da Universidade federal do Pará. Resultados: Durante todo o decurso da ação percebeu-se que o elevado percentual de testes positivados estava diretamente relacionado com adesão das vacinas contra a Covid-19 pelo público, uma vez que em sua maioria, os clientes que testaram positivo possuíam apenas uma ou nenhuma dose da vacina, diferente do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, cabendo aos discentes de enfermagem orientar quanto as medidas de cuidado para os que positivaram bem como a importância da vacinação e reforçar as outras medidas de prevenção.. Conclusão: O presente relato expõe a aplicabilidade e relevância da utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes conduzindo-os em uma posição de destaque a ação nas atividades uma vez que estas tem grande significado no que tange o desenvolvimento acadêmico teórico e prático, além de proporcionar a interação com o público de maneira mais profissional a partir do serviço direto de testagem, entrega de diagnósticos e orientações.