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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
PARTICIPAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM GRUPO DE ESTUDOS EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
UIASSER THOMAS FRANZMANN
Autores:
  • FRANCIELLE SANTOS CARDOSO
  • Jean Silva de Paula
  • Carolina Dias Machado Padilha
  • Lilia Marcela do Canto Pulvirenti
  • ANDREIA SANESKI
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Grupo de Estudos em Saúde (GES) foi desenvolvido a partir da iniciativa de docentes e discentes que buscavam um espaço de discussão e reflexão acerca das questões que envolvem a qualidade do aprendizado científico acadêmico em uma universidade privada. O grupo é composto por docentes, discentes-bolsistas e voluntários dos cursos da área da saúde. Desenvolveram atividades nas áreas de pesquisa, de ensino e de comunicação na atenção à educação universitária. Sua finalidade é proporcionar uma educação superior que assegure a competência da atenção à saúde, e da pesquisa em saúde, contemplando os princípios norteadores do SUS e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos em Saúde. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na participação de um grupo de estudos em saúde. Metodologia: É um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado por discentes-bolsistas e voluntários do curso de enfermagem, membros do GES. Evidenciado através das atividades acadêmicas proporcionadas aos discentes, conforme à semana da enfermagem, reuniões ampliadas, eventos do grupo de estudos em saúde, aulas de pesquisa e trabalhos acadêmicos, desenvolvido no período de março à junho de 2022, em uma instituição de ensino superior privada, situada na cidade de Porto-Alegre/RS. Resultados: O presente estudo obteve o total de 6 momentos, sendo 3 presenciais e 3 on-line para alunos do curso de Enfermagem. As atividades foram desenvolvidas pelo professor supervisor e bolsistas pesquisadores do GES. Foram realizadas atividades expositivas, dialogadas, abordando o aprimoramento na observação, questionamento, hipóteses, experimentação, escrita, estruturação e apresentação de trabalhos científicos. Utilizou-se a pesquisa científica como instrumento de incentivo para formação de novos pesquisadores, contribuindo com o aprimoramento do aprendizado e potencializando a produção científica na área da saúde. Conclusão: Foi possível identificar que após a inserção deste grupo de estudos em saúde, os estudantes do curso de enfermagem apresentaram maior conhecimento e entusiasmo sobre as necessidades do aprimoramento em produção científica na área da saúde. Mostrou-se necessária a aplicação de disciplinas eletivas de iniciação científica no contrato pedagógico da referida instituição de ensino superior dos cursos de saúde, com a finalidade de absorverem informações, melhorando os resultados nas atividades futuras em campo de pesquisa científica.