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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÃO POR PRESSÃO
Relatoria:
MAYSA BERTOLLO DE ARAÚJO
Autores:
  • Andréia Aparecida Rodrigues
  • Jocilene de Carvalho Miraveti
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As lesões por pressão (LPP) são danos localizados na pele e/ou tecidos subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea, resultante de pressão isolada ou combinada com forças de cisalhamento e/ ou fricção. Os riscos aumentam quando somado aos fatores predisponentes intrínsecos da pessoa. OBJETIVO: Este estudo tem por objetivo relatar a experiência da educação permanente em saúde (EPS) aplicada à equipe de enfermagem da unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital privado no município de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que apresenta uma vivência prática de duas residentes de enfermagem do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso em ênfase em Atenção Cardiovascular sobre a realização da EPS acerca da prevenção de LPP. Durante a vivência prática no hospital, foi observado por meio dos indicadores a ocorrência de inúmeros casos de pacientes com LPP, devido a isso, emergiu a necessidade de trabalhar a temática com a equipe. A EPS foi realizada com a equipe matutina e vespertina da UTI de um hospital privado no município de Cuiabá-MT, Brasil. As residentes abordaram sobre o conteúdo do Protocolo Operacional Padrão (POP) de prevenção e tratamento de LPP da própria instituição, de forma expositiva dialogada, através de slides projetados em Power point e material impresso. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A realização da EPS sobre prevenção de LPP resultou na reflexão das práticas inadequadas e auxiliou na reflexão para a diminuição das dos problemas evidenciados. A formação em serviço, como as atividades de capacitação, desempenha um papel indispensável na melhoria da qualidade da assistência hospitalar por melhorar a competência e habilidades profissionais. CONCLUSÃO: Concluiu-se que a EPS sobre a temática auxiliou na sensibilização, no processo de ensino aprendizagem e na atualização dos profissionais sobre a prevenção e tratamento de lesões, o que contribui positivamente para o desenvolvimento do aprendiz e para a segurança e qualidade da assistência dos pacientes, visto que a prevenção é muito mais vantajosa, tanto nos investimentos em saúde quanto para o paciente.