LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
Relato de Experiência: uso de tecnologias e adaptação a forma de ensino a distância durante a pandemia
Relatoria:
MARIANA BRANDT FERNANDES SANTOS
Autores:
  • Angela de Oliveira Carneiro
  • Andréa Semari Formiga Duarte
  • Odilon Francisco dos Santos Neto
  • Efraim Ricardo de Souza Santos Filho
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: durante a pandemia da COVID-19 houve uma parada nas universidades, e o que seria uma pausa de 15 dias no calendário acadêmico se tornou 6 meses até a implementação do Ensino a Distância (EAD). A pandemia da COVID-19 trouxe muitas perdas, insegurança e problemas de saúde mental no cotidiano de todos. Além disso, os alunos, professores e profissionais envolvidos tiveram que se adaptar às novas formas de ensino, adotando metodologias que não eram comumente usadas para ministrar aulas, e aprendendo a lidar com as atividades domésticas de forma que não atrapalhasse no ensino-aprendizagem. OBJETIVOS: Descrever a experiência de acadêmicos e docente de enfermagem acerca da nova forma de ensino (EAD) e os obstáculos enfrentados até sua adaptação. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência embasada na vivência de acadêmicos de enfermagem e uma docente durante o EAD na Universidade Federal do Vale do São Francisco. O EAD iniciou em setembro de 2020 e finalizou em maio de 2022, quando houve o início das atividades hibridas - parte remota e parte presencial. O ensino remoto usou ferramentas como Google Classroom e Google Meet. RESULTADOS: o EAD foi a forma encontrada para que os alunos retomassem sua formação, havendo obstáculos para sua implantação e adaptação. As aulas passaram a ser dadas por vídeo chamada, com uso do Google Meet e o ambiente para colocar materiais, chamadas e provas foi o Google Classroom. Houve dificuldade inicialmente, pois ninguém sabia utilizar essas plataformas, principalmente o Classroom, necessitando que tanto alunos como professores passassem por uma capacitação. A nova forma de ensino trouxe muitos obstáculos, considerando o adoecimento mental que a pandemia da COVID-19 trouxe e a sobrecarga de trabalho, pois nosso lar se tornou também ambiente de trabalho e estudo, fazendo com que as atividades domésticas e atividades de ensino-aprendizagem fossem realizadas de forma conjunta. Além disso, sem as aulas presenciais olho no olho, houve um desgaste por parte dos docentes, que estavam acostumados com outras abordagens e com mais participação por parte dos acadêmicos. CONCLUSÃO: Apesar de obstáculos como o adoecimento mental, sobrecarga de trabalho e adaptação a novas metodologias de ensino, o EAD possibilitou que os acadêmicos retomassem as aulas e sua formação, utilizando de ferramentas tecnológicas como Google Classroom e o Meet.