Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE VACINAÇÃO NA GESTAÇÃO
Relatoria:
CAMILLA CRISTINA LISBOA DO NASCIMENTO
Autores:
- Ivaneide Leal Ataíde Rodrigues
- Laura Maria Vidal Nogueira
- Regiane Camarão Farias
- Mateus Augusto do Amaral Castro
- Fernando Kleber Martins Barbosa
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O entendimento da mulher sobre sua gestação se apresenta como dessa ter ciência de informações pertinentes e do cuidado que precisa receber centrado em suas particularidades, como o cumprimento do calendário vacinal. Nesse contexto, o uso de Tecnologias Educacionais (TE) se destaca como importante ferramenta para o favorecimento do diálogo entre gestantes e a equipe de saúde, garantindo comunicação ampliada e informativa entre todos os envolvidos. Além da importância da construção das TE, ressalta-se que, para sua efetiva utilização, é necessário que passem pelo processo de validação, que consiste na análise de diversos itens como objetivos, estrutura e relevância da TE e deve ser realizada por expertises na área foco da mesma para ser instrumento efetivo para educação em saúde. Objetivo: Realizar a construção e validação de conteúdo de tecnologia educacional para orientar gestantes sobre imunização. Método: Estudo metodológico realizado em duas etapas: Construção de tecnologia educacional por meio de Revisão Integrativa da Literatura com o processamento da interpretação dos dados textuais foi feito por meio do software Interface de R pourles Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ) e validação de conteúdo realizada por 16 juízes utilizando escala Likert para coleta dos dados e o Índice de Validade de Conteúdo para análise considerando-se ponto de corte 0,80. A pesquisa atendeu à resolução 466/2012 foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa de uma Universidade Pública tendo parecer 4.485.320. A todos os participantes foi apresentado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para conhecimento sobre o estudo e manifestação de seu interesse em participar. A identificação dos participantes foi por meio do código alfanumérico, usando a letra J (juiz) e o número em ordem crescente dos instrumentos preenchidos. Resultados: Elaborou-se um álbum seriado de mesa, dupla face, sobre o tema de estudo. Todos os itens foram avaliados como pertinentes e a média do Índice de Validade de Conteúdo obtida por blocos foi superior a 0,86. Conclusão: O álbum seriado foi validado em conteúdo, linguagem e aparência junto a especialistas nas respectivas áreas. Entende-se que este pode ser instrumento para favorecer a comunicação entre profissionais e gestantes no contexto da imunização.