Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
INTERVENÇÕES EDUCATIVAS EM UMA UNIDADE NEONATAL QUANTO AO MÉTODO CANGURU: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Nathaly Marques Santos
Autores:
- Márcia Teles de Oliveira Gouveia
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: De acordo com a Organização Mundial de Saúde considera-se prematuro o recém-nascido com o nascimento abaixo de 37 semanas de gestação. Devido à imaturidade de órgãos e sistemas, o recém-nascido pode apresentar diversas complicações resultantes da dificuldade de adaptação à vida extrauterina, levando a maior mortalidade e morbidade nessa população. Com o objetivo de reduzir os custos perinatais e promover, por meio do contato pele a pele, maior vínculo afetivo, regulação térmica, redução de fatores de risco que o recém-nascido prematuro tem e melhor desenvolvimento, o método canguru foi criado em 1979 na Colômbia. OBJETIVO: Relatar a experiência da realização de atividade educativa para os profissionais com orientações atualizadas quanto ao método canguru. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência acerca da orientação aos profissionais quanto ao método canguru. A ação foi realizada no mês de fevereiro de 2022 durante três dias consecutivos em uma Maternidade de Alto Risco, na Unidade Canguru localizada na cidade de Teresina, Piauí. A amostra deu-se por conveniência, totalizando um n=43 participantes. Para realização da intervenção foi utilizada uma roda de conversa com explanação de slides digitalizados com textos e imagens, além da demonstração prática sobre diversos temas onde tinham as orientações atualizadas quanto ao método canguru para os profissionais com o objetivo de explanar a importância que uma assistência fundamentada e atualizada tem, além de capacitar os profissionais a realizar o manejo adequado com o recém-nascido pré-termo e orientar de forma fácil e consciente os pais a como cuidar. RESULTADOS: Foi realizada a explanação aos profissionais durante os turnos manhã, tarde e o início da noite em três dias consecutivos. A maioria dos profissionais era do sexo feminino (n=42), sendo em maior número a equipe de enfermagem (n=33). A atividade educativa foi realizada por meio de explanação sobre a temática em rodas de conversas, abordando temas como aleitamento materno e acompanhamento da dieta do prematuro na transição da sonda orogástrica para via oral, além de higiene, incentivo a posição canguru, os cuidados em geral. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As atividades desenvolvidas na Unidade Canguru estimularam ao estudo e a atualização do método canguru, bem como, contribuiu com a aquisição de novas práticas e promovendo uma melhor aprendizagem.