Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
JOGOS EDUCATIVOS: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO ACADÊMICA DE ENFERMEIRAS(OS) FRENTE AO ACOLHIMENTO DE PESSOAS TRANS
Relatoria:
Jonathan Pereira de Sousa
Autores:
- Anna Kalyne César Grangeiro Adriano
- Isabela Lunara Alves Barbalho
- Marcelo Costa Fernandes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: em um cenário, ainda persistente, de educação verticalizada, centrada na figura do educador e caracterizada pela passividade do educando, urge a necessidade de pensar estratégias que facilitem a aprendizagem; fortaleça o papel do discente como principal responsável na construção do próprio conhecimento e; que auxilie na formação de profissionais éticos, críticos e cientes de sua capacidade de intervir no mundo, especialmente em contextos de opressão. Objetivos: o presente estudo tem por objetivo, refletir sobre a utilização de jogos educativos como estratégia de formação de acadêmicos de enfermagem frente ao acolhimento de pessoas trans sob a ótica da filosofia pedagógica Freireana. Metodologia: trata-se de um estudo teórico-reflexivo que parte da filosofia pedagógica desenvolvida pelo educador e filósofo Paulo Freire para analisar a capacidade educativa dos jogos na formação de acadêmicos de enfermagem frente ao acolhimento de pessoas trans nos serviços de saúde. Resultados: os jogos educativos se mostram uma ferramenta capaz de conduzir os envolvidos, educandos e educadores, à educação libertadora, por criar um ambiente dialógico e humanizador, propício para o aflorar da autonomia baseada na ação-reflexão. Conclusão: quando discorre sobre as vivências enfrentadas pela população trans nos serviços de saúde, os jogos educativos podem concretizar mudanças significativas na forma como os futuros profissionais da enfermagem atuarão para superar as fragilidades que envolvem o acolhimento a esse grupo.