Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
CINEMA COMSAÚDE: RELATO DE UMA PRÁTICA LÚDICO-EDUCATICA SOBRE COMUNICAÇÃO PARA PROFISSIONAIS EM FORMAÇÃO
Relatoria:
Willian Pontes Silva
Autores:
- Jessica França Pereira
- Juliana Coelho do Valle
- Natália Chantal Magalhães da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Na área da saúde, a comunicação é fundamental para um cuidado efetivo e de qualidade. Nesse sentido, o Projeto de Extensão “ComSAÚDE: atividades lúdicas e integrativas como estratégia facilitadora do processo de comunicação em saúde” busca, dentre outros aspectos, aprimorar habilidades comunicativas de profissionais em formação, além de discutir questões que ultrapassam a assistência prestada. Objetivo: Relatar a experiência da primeira sessão do “Cinema ComSAÚDE” para profissionais em formação. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre uma prática lúdico-educativa, que consistiu na exibição de filmes voltados para para reflexão e discussão acerca da comunicação em saúde. A primeira sessão do cinema ocorreu em 29 de abril de 2022, na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP/UNIRIO), e consistiu na apresentação do filme “Patch Adams – O amor é contagioso” – que insere a humanização no contexto da comunicação e da relação profissional-paciente. O convite foi realizado por meio das redes sociais do Projeto de Extensão. Para participar, era necessário o preenchimento de um formulário online, disponibilizado na Plataforma Google Forms. Resultados: 40 pessoas participaram da prática lúdico-pedagógica. Destes, todos eram estudantes (38 de Enfermagem e dois de Biomedicina) do primeiro ao sétimo período do curso. Ao final, percebeu-se que a atividade instigou debates fundamentais no âmbito da comunicação em saúde, como a empatia e a importância do otimismo no cenário hospitalar. Ao contemplar as cenas de diversão do personagem com os pacientes, os participantes puderam reconhecer como o cuidado humanizado, o humor e a alegria podem atuar no alívio de sinais e sintomas, favorecendo o equilíbrio físico e emocional. Conclusão: A prática lúdico-pedagógica ofertada incitou a mudança comportamental dos futuros profissionais, reafirmando valores fundamentais, como o respeito, a empatia, a perseverança e a alegria no desempenho de suas funções. Logo, acredita-se que houve um estímulo, que pode ser propagado pelos profissionais em formação presentes, fazendo jus ao tema central do filme exibido: “o amor é contagioso”.