LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA MONITORIA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
NARA REGEA LIMA MATOS
Autores:
  • CLECIANA ALVES CRUZ
  • LUCAS DA SILVA TEIXEIRA
  • DANILO TRIGUEIRO DE MOURA
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A enfermagem é um eixo de atuação que requer uma diversidade de conhecimentos, deste modo a semiologia e semiotécnica abrange desde a prática de procedimento até os métodos de ensino. Na graduação o processo de monitoria é um meio em que se realiza atividades didáticas, permitindo o desenvolvimento dos discentes no âmbito da comunicação, da técnica e adaptação, tais aptidões necessárias para assistência de enfermagem. Surgindo assim a questão norteadora desta pesquisa: “Como se apresenta a comunicação no processo de ensino e aprendizagem entre monitor e aluno?” OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por monitores da disciplina de semiologia e semiotécnica ofertada no curso de graduação em Enfermagem. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, de tipologia de relato de experiência vivenciado pelos monitores da disciplina de semiologia e semiotécnica ofertada aos discentes do 5° semestre do curso Enfermagem, no Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS), localizado no município de Icó-CE, durante o ano de 2022. Objetivando analisar o processo comunicativo e aplicação dos métodos didáticos entre monitores e acadêmicos. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A vivência obtida no exercício da monitoria gerou perspectivas e resultados relevantes, estes demonstram a importância da relação entre monitor e aluno. Pois, um dos pontos a ser ressaltado é o da comunicação, esta que se mostrou como um desafio, muito devido à dificuldade de compreensão, devido às divergências percebidas por parte dos alunos nas temáticas abordadas pelos monitores, visto a ocorrência de fragilidade no aprendizado prévio dos mesmos, ocasionado pelo ensino remoto na pandemia. Outro quesito observado foi que a aplicação dos métodos didáticos gera melhor aprendizado para o desenvolvimento profissional tanto do monitor como do aluno, pois a monitoria é um meio que proporciona o processo de ensino e aprendizagem qualificado quanto a atualizações acerca de técnicas, normas e regimentos da enfermagem. Ademais, o cargo de monitor da disciplina permite que tenham desenvolvimento de competências e habilidades como responsabilidade, preparação teórico-prática, métodos e conhecimentos a serem repassados. CONCLUSÃO: Sendo assim, a monitoria possibilitou um crescimento acadêmico, profissional e pessoal. Portanto, ao desenvolver as atividades no âmbito de conhecimento adquirido na vasta experiência, impulsionou a preparação no quesito de aprendizagem e foco na formação de discentes de enfermagem.