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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
AULAS PRÁTICAS EM SERVIÇOS DE SAÚDE NO RETORNO APÓS A PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MARIA CONCEIÇÃO DINIZ TEIXEIRA
Autores:
  • Kessya Dantas Diniz
  • Lorenna Barata Gurgel Dutra
  • Camila Caroline Marcolino Soares
  • Ivis Batista Lopes
  • Riane Salete Araujo de Lina
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A pandemia do covid-19 assolou o mundo todo, e com isso novas realidades tiveram que surgir para que pudéssemos nos adaptar ao cenário mundial. Com a restrição da circulação de pessoas, o Ministério da Educação suspendeu as atividades presenciais em todos os níveis de ensino e o processo de ensino-aprendizagem teve que ser de forma remota durante o período pandêmico. Após quase dois anos, tivemos o retorno das aulas presenciais. No curso de enfermagem foi possível se matricular em componentes curriculares com atividades teórico-práticas como aulas práticas nos serviços de saúde. Objetivos: discorrer sobre a importância das aulas práticas, utilizando o processo de enfermagem como ferramenta de ensino-aprendizagem, em serviços de saúde hospitalar no retorno das atividades presenciais após a pandemia. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, no qual apresenta a vivência durante as atividades práticas no serviço de saúde hospitalar do componente curricular de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem, de uma universidade federal, no período de junho de 2022. Resultados: O retorno das aulas presenciais possibilitou a realização de diversos procedimentos técnicos de Enfermagem, bem como práticas de anamnese, exame físico e de avaliação clínica em unidades hospitalares. A utilização do Processo de Enfermagem viabilizou a capacidade de compreender, estabelecer prioridades e tomar decisões, estimulando iniciativa e autonomia, foi possível desenvolver a capacidade de interação e comunicação, dentro de um comportamento ético, relacionando sempre os conhecimentos teóricos com a prática e com os princípios técnico-científicos, realizando e registrando seguindo as etapas do processo de enfermagem. Conclusão: A utilização de aulas práticas nos serviços de saúde hospitalar, foram fundamentais na formação do futuro profissional da enfermagem e neste contexto, a utilização do processo de enfermagem pôde contribuir com o processo de ensino-aprendizagem e, por consequência, os discentes foram capazes de alcançar um bom desempenho na assistência aos pacientes. Descritores: Educação em Enfermagem; Processo de Enfermagem; Serviços de Saúde.