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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
Processo de Cuidar em Enfermagem Gerontológica: educação em saúde com um grupo de idosos
Relatoria:
CIDIANNA EMANUELLY MELO DO NASCIMENTO
Autores:
Modalidade:
Pôster
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A população brasileira está envelhecendo de forma acelerada. A atuação do enfermeiro especialista em Gerontologia deve estar centrada na educação para a saúde, visando ao bem-estar do idoso, contribuindo na atenção às suas necessidades básicas e na promoção da sua independência e autonomia. Objetivo: Relatar a experiência de docente em uma Universidade Aberta à Terceira Idade na realização de uma oficina educativa sobre o processo do envelhecimento. Método: Trata-se de um relato de experiência, realizado em setembro de 2019, por meio de uma oficina educativa. Para isso, utilizou-se fichas contendo as alterações do envelhecimento, onde os idosos relacionavam quais eram fisiológicas e patológicas, por meio de um mural. O cenário para a realização da atividade foi uma sala de aula de uma universidade pública onde aconteciam os encontros da disciplina de Saúde do Idoso. Participaram da atividade um grupo de 30 idosos, sendo 20 mulheres e 10 homens. As informações da experiência foram sistematizadas. Respeitou-se os princípios éticos. Resultados: A oficina foi realizada em três etapas: acolhimento, implementação e avaliação. Observou-se que muitos idosos não possuíam conhecimento suficiente. Repassaram-se conhecimentos aos idosos de uma forma simples e eficaz, onde estes sanaram dúvidas e relataram exemplos de alterações que aconteceram consigo, sendo um espaço de construção de vínculos e discussão da temática, que é de suma relevância para essa faixa etária. A realização de oficinas educativas para pessoas idosas possibilita a aquisição de habilidades comunicativas, interpessoais e humanas, além da criação de vínculos e o respeito à autonomia do público-alvo. As atividades educativas grupais realizadas com pessoas idosas contribuem como fator de melhoria das condições de saúde e qualidade de vida. Além disso, as possibilidades de ocorrerem transformações sobre as condições de vida e saúde da população dependem do acesso a determinadas formas de conhecimento, e a educação em saúde cumpre um papel significativo nesse quesito. Conclusão: As oficinas educativas grupais são estratégias de promoção à saúde que podem ser utilizadas por enfermeiros no processo de cuidados, possibilitando o atendimento humanizado, inovador e integral da população. No cuidar da Enfermagem Gerontológica, as oficinas educativas são fundamentais na criação de vínculos entre profissional e paciente, além da adesão dos idosos às ferramentas de saúde existentes.