Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
AVALIAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DA ATENÇÃO BÁSICA, RELACIONANDO TEORIA COM A PRÁTICA RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Francisco Rafael Costa Ribeiro
Autores:
- Samila Gomes Ribeiro
- Antônio Gabriel Nascimento Silva
- Iara Mendes de Medeiros
- Kézia Emily Araujo Gonçalves
- Maryanne Cardoso Ponte
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A política nacional da atenção básica, aponta que as Unidades Básicas de Saúde desempenham um papel central na garantia à população de acesso a uma atenção à saúde de qualidade. Nesse contexto, o contato direto com a unidade básica, a sua estrutura e a rotina dos profissionais é importante para a formação acadêmica, assim como para analisar a aplicação da política no cenário prático. OBJETIVOS: Descrever a experiência de estudantes de enfermagem em visita a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) segundo os preceitos da política nacional da atenção básica. MÉTODOS: Estudo do tipo relato de experiência, realizado em junho de 2022 por alunos da disciplina de Enfermagem e Políticas de Saúde II do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará na unidade básica -CDFAM. Foi utilizado um instrumento de coleta de dados para avaliar as adequações da Unidade à PNAB. RESULTADOS: Durante a atividade foi realizado o acompanhamento do posto de saúde, bem como sua funcionalidade desde o administrativo até os atendimentos dos pacientes, sempre comparando com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), estudada no decorrer do semestre. Houve a divisão da turma em grupos para a exploração do ambiente da unidade, colocando em prática os conhecimentos sobre territorialização, além de realizar entrevistas com funcionários e usuários do local. A experiência proporcionou um conhecimento prático sobre o funcionamento do CDFAM. Ademais, foi bem avaliada ao final da disciplina pelos graduandos, ressaltando seus benefícios. CONCLUSÃO: A partir do que foi apresentado, percebeu-se que a unidade básica está adequada ao PNAB na maioria dos critérios avaliados. Verifica-se ainda que a atividade foi bastante proveitosa e motivadora, por trazer uma abordagem mais prática e dinâmica para a disciplina, melhorando o aprendizado e incluindo o aluno nas vivências profissionais da enfermagem.