Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
ESTÁGIO EXTRACURRICULAR DE ENFERMAGEM EM UM NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ana Júlia Lima da Silveira
Autores:
- Fernanda Ribeiro Oliveira
- Niniví Pabline Oliveira Abreu
- Caroliny Cristine dos Santos Mendes
- Andrea Magalhães de Aquino Hermínio
- Shérida Karanini Paz de Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A segurança do paciente (SP) visa minimizar danos desnecessários ao paciente
vinculados aos cuidados de saúde. Propondo a promoção de uma assistência qualificada,
a criação de Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) tornou-se obrigatória em todos os serviços de saúde desde 2013. OS NSP são a instância responsável pela implantação das ações de SP.
OBJETIVO: relatar a experiencia sobre o estágio extracurricular de enfermagem em um núcleo de segurança do paciente,
MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência, de caráter qualitativo, realizado entre março e julho de 2022 em um hospital de grande porte, em Fortaleza, Ceará. As atividades estão vinculadas ao estágio extracurricular da Liga de Segurança do Paciente (LASEP) da Universidade Estadual do Ceará e ao projeto de extensão “Segurança do Paciente: Ações Educativas para Administração de Medicamentos de Alta Vigilância”. O estágio possuía carga-horária de 4 horas semanais para cada acadêmica, com a participação de 4 alunas da LASEP, estando uma delas no projeto de extensão também. As atividades eram coordenadas pela professora responsável da LASEP. Nos estágios, as acadêmicas acompanhavam as tarefas dos membros do NSP, dentre eles: enfermeiras, farmacêutica e médico.
RESULTADOS: A oportunidade de um estágio em um setor como o Núcleo de Segurança do Paciente proporcionou as acadêmicas a vivência real da implantação das ações de segurança do paciente na prática assistencial. A partir disso, as acadêmicas obtiveram novos conhecimentos sobre o processo de trabalho do Núcleo, como por exemplo: a investigação de eventos adversos, devolução de tratativas, auditorias internas sobre os protocolos assistenciais implantados, organização de eventos alusivos à temática, criação de ferramentas digitais para incentivar a notificação de eventos adversos. Outro ponto a ser destacado é o fortalecimento da autonomia que a experiência propiciou, já que os membros do Núcleo encorajavam a participação das acadêmicas na rotina de trabalho da unidade.
CONCLUSÃO: Para o futuro enfermeiro, é de suma importância a participação em programas que fortaleçam sua independência. Cabe destacar que a segurança do paciente é uma temática nova e ainda pouco inserida na graduação de enfermagem. Assim, o estágio extracurricular acrescentou diversas novas habilidades que eram pouco discutidas na graduação.
DESCRITORES: Segurança do Paciente. Enfermagem. Educação continuada.