Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
ESPECIALIZAÇÃO EM NEONATOLOGIA: A INCLUSÃO DE RESIDENTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Relatoria:
THAÍS KAROLINE DA COSTA MACÊDO GRALHA
Autores:
- Lihsieh Marrero
- Halley Silva Rocha
- Elna Rita Serique Pantoja
- Raijane Guimaraes Sena
- Yasmin Maria Pereira Lima
- Lucy Freitas de Paula
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O profissional enfermeiro exerce uma série de atribuições em diversos campos de atuação, muitas vezes assumindo funções no gerenciamento da equipe de enfermagem e na assistência aos pacientes, além da sua contribuição enquanto agente educador. Um estudo qualitativo descritivo por meio de entrevistas aos enfermeiros de UTI Neonatal e UTI Pediátrica identificou a preferência por treinar recém-graduados devido à falta de “vícios” e melhor disposição para aprender. A educação permanente constitui uma importante metodologia para auxiliar no processo de capacitação em serviço. OBJETIVOS: Descrever a participação, enquanto residentes, em oficinas de atenção à saúde do neonato e articular a inclusão de profissionais em especialização com a propriedade técnico-científica adquirida neste percurso. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência de Enfermeiras Residentes em Neonatologia da Universidade do Estado do Amazonas. Ao iniciarmos as práticas assistenciais, fomos convidadas por enfermeiros do campo de atuação, matriculados no Curso de Especialização em Enfermagem Neonatal (ofertado por um instituto de saúde materno-infantil), a participar de uma série de Oficinas Teórico-práticas de Atenção Integral à Saúde do Recém-nascido. Tais atividades ocorreram em uma maternidade de referência para gestação e parto de alto risco, localizada na zona mais populosa de Manaus/AM, de março a junho de 2022. As aulas mesclaram uma revisão da literatura atual, abordando desde o recém-nascido de risco habitual até o neonato em cuidados intensivos, prosseguindo para uma simulação da assistência de enfermagem utilizando bonecas e dispositivos hospitalares. Ao final de cada encontro, os participantes elaboravam um plano de ação pautados na metodologia da problematização de Bordenave e Pereira (1982). RESULTADOS: A disposição dos enfermeiros para ensinar durante o serviço e incluir as residentes em eventos pertinentes a jornada profissional exemplifica uma assistência qualificada, encorajando a disseminação de conhecimentos, a prática baseada em evidências, a postura ética e o bom relacionamento multiprofissional. CONCLUSÃO: A postura acolhedora dos enfermeiros auxilia no despertar da autonomia do residente em suas vivências e norteia o desenvolvimento de suas habilidades, além de contribuir na assistência aos pacientes.