Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
APLICAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE PASSAGEM DE PLANTÃO AOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Marcela Torres da Silva
Autores:
- Franciele Menezes Santana
- Luciana Simões de Melo
- Rayanne Conceição dos Santos
- Alice Cardoso
- Plínio Lima Barreto
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A passagem de plantão é um instrumento de trabalho imprescindível, pois a partir dele é possível executar, de forma a garantir o cuidado de enfermagem com melhor gestão, organização e planejamento, visando à segurança do paciente. Possui o intuito de dar continuidade a assistência por meio da documentação e é efetivada através da comunicação verbal entre a equipe. Essa prática encontra-se bem consolidada entre os enfermeiros, porém foi observada certa deficiência da passagem de plantão entre os técnicos de enfermagem, por não haver um instrumento padronizado e direcionado para sua execução, além da ausência de estímulo por parte da equipe e da instituição. Essa deficiência pode acarretar em riscos ao paciente assistido. Objetivo: Relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem ao aplicar um instrumento de passagem de plantão aos técnicos de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, acerca da percepção de acadêmicos de enfermagem ao aplicar um instrumento de passagem de plantão aos técnicos de enfermagem em um Hospital Universitário (HU). Resultados: Apesar de resistência por parte de alguns profissionais ao atribuírem ao instrumento uma maior demanda de trabalho, foi possível perceber durante a aplicação do projeto piloto, uma comunicação mais eficiente e assertiva a respeito de informações relevantes da situação de saúde do paciente e da assistência prestada no turno. O formato de instrumento individualizado por paciente possibilitou a rápida checagem das informações pertinentes, o que contribuiu para uma maior segurança na assistência. Conclusão: A atuação dos acadêmicos na construção e aplicação do instrumento possibilitou maior experiência na educação em serviço, prática inerente ao enfermeiro, que necessita ter o olhar ampliado para as necessidades da equipe e do setor de uma forma geral. Com isso, foi possível vivenciar a inserção de uma nova atribuição à equipe e os aspectos que permeiam tal prática.