Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Relatoria:
LARISSA LIMA FIGUEIRA FREIRE
Autores:
- Luana Cavalcante Cardoso Caetano
- Danilo dos Reis Antônio
- Adrianne de Cassia Monteiro da Rocha
- Edson Siqueira de Jesus
- Luis Fernando Silva Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A educação permanente em saúde, como diretriz pedagógica, tornou-se política pública na área da saúde por meio da Portaria GM/MS nº 198/2004, que instituiu a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) como estratégia de formação e desenvolvimento de trabalhadores de saúde, tendo em vista a interdisciplinaridade, a integralidade das ações de saúde, o compromisso com o processo de trabalho e a comunidade, bem como a melhoria das relações interpessoais no ambiente laboral. OBJETIVO: descrever a experiência de residentes de enfermagem durante a execução de ciclos de educação em saúde para a equipe em um hospital oncológico. METODOLOGIA: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciado por residentes de enfermagem em um hospital de referência em oncologia localizado na cidade de Belém do Pará. A metodologia desse estudo se baseou em identificar, durante a prática clínica, as fragilidades no cuidado prestado ao usuário. A partir de então, elaborou-se um roteiro com todas as temáticas necessárias para atualizar a equipe técnica. Posteriormente, foi programado junto a chefia de enfermagem dia e local para a realização das ações educativas que ocorreram duas vezes ao mês. RESULTADOS: inicialmente a adesão ao projeto foi escassa devido ao tempo de trabalho intenso, o que impossibilitava a participação de alguns profissionais. Ao identificar esse entrave, foi dialogado com a chefia que articulou horários de modo que todos conseguissem participar sem prejudicar a assistência. Sendo assim, a cada ação desenvolvida, pôde-se perceber a importância e necessidade da atualização profissional para a qualidade da assistência, uma vez que, durante o diálogo, muitas ações de enfermagem já se encontravam ultrapassadas e até mesmo outras que eram executadas sem fundamento científico. Dentre os temas relevantes, foram elencados os seguintes: Cuidados com feridas oncológicas, Manejo e ordem de infusão de quimioterápicos, Cuidados durante a transfusão de hemocomponentes, Prevenção de infecção de corrente sanguínea, Prevenção, identificação e cuidados com lesão por pressão. CONCLUSÃO: a execução desse projeto demonstrou aos residentes a importância da atualização pautada nas literaturas cientificas. Além disso, traz ainda mais valor ao papel do enfermeiro como educador, promovendo a construção de mais estudos e instrumentos que potencializem essa prática no âmbito hospitalar.