Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
A humanização da prática de enfermagem no serviço de emergência: Revisão de Literatura
Relatoria:
Cicera Nayara de Oliveira Ferreira
Autores:
- Thayná Dunga Lira Clementino
- Agnis Fernandes Feitosa
- Maria Leni Alves Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A humanização é um fator ético e um atributo do cuidado a saúde. Nas unidades de emergência é essencial estabelecer boas práticas permitindo funcionamento e organização do serviço, promovendo um ambiente acolhedor, que preserve a identidade do paciente, proporcionando, desse modo, privacidade, respeito e dignidade a quem busca por esse atendimento. Contudo, são inúmeras as complicações em relação a excessiva demanda de atendimentos dificultando a oferta de um atendimento qualificado. Esse cenário é cercado por diversas situações complexas que por muitas vezes contribuem para uma assistência desigual. OBJETIVO: Discorrer sobre a humanização da prática de enfermagem no serviço de emergência. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão de literatura de caráter descritivo realizada em julho de 2022. A busca contemplou as bases de dados SCIELO, LILCAS e BDENF, utilizando-se os descritores: ‘’humanização’’, ‘’cuidados de enfermagem’’, ‘’emergência’’, interligados ao operador booleano AND. Sem de restrição de idiomas, foram inclusos os textos originais que se apresentaram completos, disponível de forma gratuita e publicados entre os anos de 2017 a 2022. RESULTADOS: A busca resultou em um total de 18 artigos, sendo 7 incluídos na produção desta revisão. A análise possibilitou o entendimento das dificuldades enfrentadas no oferecimento de um serviço humanizado frente a uma situação de emergência, assim como a utilização de estratégias para ofertar serviços de saúde com princípios morais prestados, conforme as regras. O acolhimento inicial é considerado um grande pilar no processo do cuidado da Enfermagem. Pois, desde o sentido da qualificação da equipe profissional até a recepção ética e confortável, são aspectos que influenciam diretamente no processo saúde-doença do paciente. O cuidado humanizado não se baseia apenas no seguimento de protocolos e sistematizações. É perceptível que, o vínculo estabelecido entre o profissional e o cliente é de extrema importância para o contexto clínico e para satisfação do paciente. CONCLUSÃO: É perceptível que o acolhimento e o vínculo estabelecido entre o profissional e o cliente, são enfatizados para a evolução da condição do cliente, sendo suporte no alivio de seus medos e ansiedades.