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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
IMPACTOS DAS ATIVIDADES DA MONITORIA PARA O ENSINO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM CIRÚRGICA: REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
Erica Maria Belmiro dos Santos
Autores:
  • Daiana Beatriz de Lira e Silva
  • Ana Paula Marques Andrade de Souza
  • Iolanda Beserra da Costa Santos
  • Aurilene Josefa Cartaxo de Arruda Cavalcanti
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Na atualidade, o ensino de graduação em enfermagem visa formar enfermeiros generalistas, críticos-reflexivos, capacitados para lidar com as situações existentes nos mais diversos cenários da saúde. A formação de profissionais enfermeiros, demonstra algumas limitações por parte dos acadêmicos, ao requer habilidades e competências técnica que envolve o mundo contemporâneo. Desta forma, a monitoria acadêmica se constitui como uma ferramenta imprescindível, no que concerne o apoio pedagógico do discente, auxiliando na consolidação do conhecimento, com inúmeras contribuições no processo de ensino-aprendizagem, com ações importantes formando um elo de comunicação entre os discentes e docentes, contribuindo para melhor aproveitamento do tempo, do conteúdo e da construção de saberes, desenvolvendo competências de extrema utilidade à sociedade e a formação profissional. Portanto, objetivou-se identificar os impactos das atividades da monitoria para discentes no ensino da Graduação na Disciplina Enfermagem Cirúrgica. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura onde foram selecionados artigos científicos localizados nas principais bases de dados eletrônicas: LILACS, MEDLINE e SCIELO, foram encontrados 347 artigos, excluídos 02 por repetição, após leitura dos titulos e resumos foram excluídos 286, por não atenderem aos critérios de inclusão, após isto foi realizado a leitura na integra, onde foram excluídos mais 55 artigos por não apresentarem respostas ao objetivo. Considerando o corpus da revisão integrativa, foi composto por 04 artigos, que foram organizados e arquivados. Logo, destaca-se o estudo de alguns autores ao apontar reflexões sobre a real necessidade da presença da monitoria acadêmica no ensino da Graduação de Enfermagem Perioperatoria, analisando as dificuldades encontradas acerca do despreparo dos graduandos e graduados na área, que pode estar relacionado a falta de conhecimento com maior profundidade e considerando estes aspectos a monitoria se configura como um apoio que consegue identificar o potencial de aprendizado dos discentes e trabalhar sobre as suas dificuldades e limitações, tornando o processo de ensino mais atrativo e motivador simplificando trajetos e encorajando os discentes a superarem seus receios de um novo conteúdo didático. Sendo assim, as atividades desenvolvidas durante a monitoria são basilares para a consolidação dos conhecimentos para os futuros profissionais, além disso, agrega e fortalece habilidades interpessoais.