Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LIGA DE GESTÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Jhuly Maria Ferreira
Autores:
- Andressa Alves da Silva
- Emilly Camila Bispo Lira
- Carlos Augusto Fonseca da Silva
- Josué Souza Gleriano
- Ruth Noêmia Paula Biork
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As ligas acadêmicas são espaços potencialmente incentivadores do aprendizado possibilitando o desenvolvimento de maturidade profissional durante a graduação. Objetivo: Relatar a experiência de institucionalização e organização das ações da Liga Acadêmica de Gestão em Saúde (LAGS). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência que utiliza da abordagem documental para apresentar a LAGS, da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Optou-se por relatar o contexto de criação, as ações de planejamento e organização das atividades. Resultados: A LAGS é uma liga recém-criada, com início das atividades de ensino, pesquisa e extensão no primeiro semestre de 2022. No entanto, sua criação foi sustentada por um intenso movimento de articulação de integração ensino-serviço, de abordagem interprofissional, do programa de extensão Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde (EsQualOS/UNEMAT), premiado pela Organização Pan-Americana de Saúde e Ministério da Saúde como uma experiência exitosa em Educação na Saúde. As ações da LAGS na dimensão da pesquisa estão sustentadas nos objetos do Planejamento em Saúde das Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, da cultura de segurança do paciente em serviços de saúde e do desenvolvimento de competências gerenciais na graduação. A extensão é promovida por dois projetos um de ampliação de espaços formativos para a gestão em saúde e o de mapeamento de trajetórias assistenciais para ampliar a cogestão e fomentar a integração ensino-serviço. O ensino é articulado em cursos e palestras, que acontecem mensalmente, definidos em uma agenda que é construída com os participantes a partir dos encontros formativos. Os espaços formativos contam com convidados de expertise nas temáticas abordadas. A proposta interprofissional da LAGS se materializa na oportunidade dos alunos dos cursos que são ofertados no campus, enfermagem, jornalismo, engenharia civil, administração e ciências contábeis, aproximando-se das atividades da gestão em saúde. A LAGS é coordenada por um grupo de professores da área de gestão, integra estudantes de Iniciação Científica e bolsistas contemplados em editais de fomento e voluntários. Conclusão: Considera-se que a LAGS é um disparador da temática da gestão em saúde contribuindo para ampliação de possíveis atuação de futuros profissionais nessa área, por expandir conhecimentos extracurriculares e articular network com diferentes profissionais da gestão.