Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
ADOLESCENTES E PROJETO DE VIDA: CONSTRUÇÃO DE UM JOGO ANALOGICO DE TABULEIRO
Relatoria:
Tamires Maria Silveira Araujo
Autores:
- Anna Carolyne Vasconcelos Menezes
- Maristela Inês Osawa Vasconcelos
- Paulyne Matthews Jucá
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Os jogos analógicos podem ser utilizados como uma importante ferramenta no processo de
aprendizagem, visto que abrange pessoas de diferentes idades, sexo, condições de vida, em
âmbitos diferentes e com distintas didáticas. Um projeto de vida pode ser utilizado como suporte
no desenvolvimento biopsicossocial, servindo como mecanismo de autoavaliação contribuindo
para o crescimento pessoal. Dessa forma, trabalhar a temática do projeto de vida através de um
jogo de tabuleiro é um método para auxilio no estabelecimento de metas e projetos individuais. O
jogo educativo foi elaborado com o objetivo de trabalhar projeto devida e fornecer conhecimentos
acerca das competências socioemocionais com o público de adolescentes. Trata-se de uma
pesquisa bibliográfica, que ocorreu no período de 2020 a 2021. Para a criação do jogo, seguiu-se
4 etapas: Game design, Design Gráfico, Fase de teste de jogabilidade e Fase de avaliação. E
dentro da temática do projeto de vida utilizou-se os eixos: Relacionamentos afetivos, Estudos,
Trabalho, Bens Materiais, Religião e Espiritualidade, Aspirações positivas e Sentido da vida. Foi
trabalhado dentro de cada eixo, as macrocompetências socioemocionais, autogestão,
engajamento com outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao novo. Trata-se de um
jogo competitivo, de 3 a 6 jogadores e nele possui: um tabuleiro; um tabuleiro de contagem de
pontos; 06 cartas de histórias, 17 cartas de competências (para cada jogador), 12 cartas de ação
e seis avatares. Devido a elaboração inicial do jogo ter ocorrido durante a pandemia, houve-se
restrição dos encontros presenciais e consequentemente, da aplicação presencial do jogo,
havendo uma adaptação do mesmo para uma aplicação teste em formato virtual para avaliar a
jogabilidade, o mesmo fluiu bem e foi de fácil entendimento para os participantes. Com a
elaboração do jogo, percebeu-se que ele pode servir como uma importante ferramenta no
processo de autoreflexão dos projetos individuais, podendo levar ao desenvolvimento de senso
crítico no estabelecimento de metas e propósitos. Sendo assim, trabalhar a temática do projeto de
vida em um jogo analógico pode proporcionar aos adolescentes uma melhor perspectiva a cerca
de seus sonhos futuros e quais competências socioemocionais devem ser desenvolvidas para o
alcance de seus objetivos.