Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO: ESTRATÉGIA INDUTORA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM PAULISTA
Relatoria:
Ana Paula Guarnieri
Autores:
- Heloisa Helena Ciqueto Peres
- Erica Chagas Araujo
- Denise Maria de Almeida
- Patricia Maria da Silva Crivelaro
- James Francisco Pedro dos Santos
- Vanessa Morrone Maldonado
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As mudanças, complexidade e exigências no mercado de trabalho em saúde têm desafiado profissionais recém-formados na busca pelo primeiro emprego. Para atuar neste cenário, qualificar a assistência e contribuir para a inserção dos profissionais de enfermagem no mercado de trabalho o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) desenvolveu o Programa Primeiro Emprego (PPEM). Objetivos: Apresentar o desenvolvimento do Programa Primeiro Emprego e o Banco de Talentos do Coren-SP para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Metodologia: Pesquisa de produção tecnológica de desenvolvimento do PPEM e o Banco de Talentos orientado pelo modelo de design instrucional contextualizado, constituído pelas fases: análise; desenho; desenvolvimento; implementação e avaliação e fundamentado nos princípios da andragogia e da teoria da aprendizagem significativa. Resultados: O PPEM foi estruturado em 05 etapas que simulam um processo seletivo real, tendo como finalidade aprimorar os conhecimentos, habilidades e competências dos Profissionais de Enfermagem recém-formados. O Programa, desenvolvido na modalidade de ensino híbrido, conta com bloco teórico, mentoria e atividades complementares. As atividades assíncronas são realizadas na plataforma Moodle® do Coren-SP Educação e as síncronas por meio do aplicativo de videoconferência ou chat. Os cursistas são acompanhados por tutores possibilitando uma prática pedagógica baseada na interação, colaboração, inovação e estímulo à autonomia. Os conteúdos são abordados por meio de metodologias ativas e estratégias que favorecem o aprendizado para a assistência segura, estimulam o pensamento crítico situacional, a capacidade de resolução de problemas baseada em evidências clínicas e gerenciais, combinando competências relacionadas ao comportamento, atitude, conhecimento e habilidades técnico-científicas e ético políticas. Os cursistas que cumprem todos os requisitos do Programa são inscritos no Banco de Talentos e os currículos ficam disponíveis no site do Coren-SP para consulta por recrutadores. Conclusão: O PPEM está em desenvolvimento e com sua segunda edição em andamento. Entende-se que nesse Programa o Coren–SP está cumprindo seu compromisso com o estabelecimento de estratégias indutoras de desenvolvimento de pessoal de enfermagem, para a promoção da autonomia e de competências ético-políticas e técnico-científicas da força de trabalho em enfermagem paulista.