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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ADQUIRIDAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Josele de Jesus Quaresma Trindade
Autores:
  • Joseli da Silva Monteiro
  • Aline de Nazaré Chaves Nunes
  • Roseli Reis da Silva
  • Andréia Pessoa da Cruz
  • Danielle Saraiva Tuma dos Reis
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O internato é uma modalidade de estágio curricular supervisionado da graduação que permite ao discente vivenciar uma experiência única por proporcionar a aproximação com a realidade na assistência e no gerenciamento do cuidar. Favorece ao discente o vínculo educativo-profissionalizante, estimula a prática reflexiva e a atuação por meio da promoção das intervenções junto da aprendizagem, assim como, permite o maior fluxo de informação entre a universidade, os serviços de saúde e a comunidade. Objetivos: Relatar a vivência discente no Estágio Curricular Supervisionado em Enfermagem (ECSE) em uma unidade de clínica médica em um hospital público universitário. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por uma discente concluinte da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. O estágio ocorreu em uma clínica médica de um hospital universitário, com carga horária de seis horas diárias, de segunda a sexta-feira, no turno da tarde no período de abril a junho, sob a supervisão de uma docente e com o acompanhamento de dois preceptores enfermeiros. Resultados: No decorrer do período de estágio, a discente se propôs a enfrentar diversos desafios, como a insegurança, o medo, as perspectivas criadas e seus anseios. Dessa forma, é importante inferir que o processo de formação é uma questão fundamental por entender que o acadêmico precisa adquirir competências e habilidades de um profissional, mais que ainda está em formação. Os trabalhos desenvolvidos foram realizados de acordo com as demandas da clínica em que estava lotada. Na Clínica Médica, realizou-se muitas ações que contribuíram para um aprendizado eficiente diante da segurança, confiança e comprometimento por parte dos preceptores, os quais foram prestativos e participaram indispensavelmente à formação da discente. Dentre as competências e habilidades, foram trabalhados o dimensionamento da equipe de enfermagem, a liderança no ambiente de trabalho, o Processo de Enfermagem, a educação, a capacitação da equipe de enfermagem, o gerenciamento de recursos materiais, a coordenação do processo do cuidar, a realização de procedimentos complexos e a avaliação das ações de enfermagem. Conclusão: O ECSE é constituído do ensino e aprendizagem teórico-prática, nesta modalidade observou-se o quanto é válido essa experiência para o acadêmico de graduação em enfermagem ao absorver e compreender o processo de trabalho e as organizações de saúde.