Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SERVIÇO SOBRE A ESCALA DE MEWS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Relatoria:
Catharinna Aiko Odagiri de Moraes
Autores:
- Elian Coimbra Fontinelli Tavares
- Hyona Lurdes Monteiro da Costa
- Mayla Victória Braz Campelo
- Maria Fernanda Nascimento Modesto
- Cintia Yolette Urbano Pauxis Aben-Athar
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Escala de MEWS (Modified Early Warning Score) é uma escala que mensura a gravidade do paciente de acordo com os parâmetros dos seus sinais vitais para que os profissionais de saúde estejam em sinal de alerta e identifiquem a urgência do atendimento de acordo com as alterações fisiológicas. Para a implementação da escala, utilizou-se a educação em serviço de profissionais de enfermagem de um setor de um Hospital Universitário. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem quanto a educação em serviço relacionada a Escala de MEWS para profissionais de enfermagem de um setor de um Hospital Universitário. Método: Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência a partir da vivência de acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Pará durante as aulas práticas em um Hospital Universitário em maio de 2022. Descrição da Experiência: A educação em serviço tem como função propiciar conhecimento atualizado e de grande relevância para a prática assistencial dos profissionais de saúde. Dentro desse contexto, entende-se que a Escala de MEWS pode auxiliar na identificação precoce de casos de deterioração clínica dos pacientes, possibilitando a equipe de enfermagem a melhor possibilidade de atuação. Os acadêmicos de enfermagem formularam estratégias de ensino para que a educação em serviço fosse mais dinâmica e interativa. Elaboraram um folheto autoexplicativo sobre a funcionalidade da Escala de MEWS e depois da apresentação dialogada realizaram um Quiz com exemplos práticos para auxiliar no aprendizado da equipe. Dessa forma, foi possível auxiliar no processo de difusão do conhecimento para os profissionais de enfermagem que assistem pacientes com diversos graus de complexidade assistencial. Ressalta-se, ainda, que os acadêmicos vivenciaram as várias etapas do processo educacional, desde a identificação da necessidade de educação dos profissionais, a construção de metodologias de ensino e a efetivação da educação em serviço. Conclusão: Os profissionais da equipe de enfermagem se mostraram receptivos a utilizarem a Escala de MEWS, sendo notória a sua importância na melhora do atendimento do paciente. A educação em serviço, realizada pelos acadêmicos de enfermagem, aprimorou a resolutividade dos agravos, pois foi usada como ferramenta para a diminuição no atraso da intervenção, ao identificar precocemente possíveis alterações fisiológicas do paciente hospitalizado.