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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
PRÁTICAS INTERPROFISSIONAIS DURANTE AS CONSULTAS DE PUERICULTURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
EZEQUIEL MOURA DOS SANTOS
Autores:
  • Adrienny Nunes da Silva Tavares
  • Vanessa dos Santos Nunes
  • Ana Beatriz Correia da Silva
  • Glebson Costa Alves
  • Luana Flávia Nascimento Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Inovação das práticas de cuidado
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A prática Interprofissional no cuidado em saúde tornou-se essencial em um processo de ensino-aprendizagem no qual apropria-se o território como modelo para a construção do processo de formação em saúde. Com isso, a participação da equipe da Atenção Básica é fundamental para o amplo processo de cuidado e resolutividade durante os atendimentos da Puericultura, além de fortalecer troca de informações, saberes e vínculo entre a comunidade e os profissionais. OBJETIVO: Relatar a vivência dos Residentes durante as consultas de Puericultura, que estiveram inseridos, no ano de 2022 no Programa de Residência em Atenção Básica de Jaboatão dos Guararapes-PE, a partir dos elementos teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional (EIP). METODOLOGIA: As ações eram realizadas durante as consultas de Puericultura compartilhada entre os Enfermeiros Residentes da ESF e Profissionais do NASF-AB (Nutricionista, Fisioterapeutas, Assistente social e Psicólogos) na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Piedade II, entre o período de Março a Junho de 2022. As consultas aconteciam a cada 15 dias junto com a equipe NASF, com o objetivo de captar e esclarecer possíveis dúvidas relacionada ao processo de crescimento e desenvolvimento das crianças. RESULTADOS: Durante as intervenções interprofissional ouve a realização de metodologias ativas envolvendo atividades lúdicas e construtivistas tais como: distribuição de panfletos, jogos de tabuleiros e discussões coletiva. Além disso, é importante destacar que durante os atendimentos notamos diversas lacunas, famílias em contexto psicossocial e ambiental desfavoráveis para o desenvolvimento, tais como, baixa escolaridade e desconhecimento da importância da Puericultura. CONCLUSÃO: Com isso, as vivências dos Residentes na Atenção Básica serviram para conhecer o funcionamento dos serviços, qual a finalidade de cada profissional de saúde para a comunidade, bem como compreender sua importância como ponte entre a comunidade e a UBF durante o processo Interprofissional. Desta forma, a atuação interdisciplinar obteve resultados positivos trazendo um modelo de assistência a atenção primária que favorece a promoção e prevenção de agravos da saúde da criança.