LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
O PAPEL DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO FRENTE A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Anne Karolynne Sarmento Martins
Autores:
  • Clara Alice Monteiro Soranso
  • Érica Aquino da Silva
  • Isa Valesca dos Santos Coelho
  • Tarciso Feijó da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A concepção para o desenvolvimento da extensão universitária surgiu entre universidades populares na Europa, com intuito de contribuir para o compartilhamento de conhecimentos entre os setores da sociedade. Dessa forma, o processo de extensão universitária é indispensável na disseminação de saberes entre os acadêmicos e a comunidade, como também na troca de conhecimento, pois através desse contato o discente conhece a realidade da comunidade que o cerca e a própria sociedade tem oportunidade de atuar junto com a instituição de ensino frente a formação dos alunos. Sendo assim, a aprendizagem por meio das ações extensionistas torna-se uma estratégia para integração entre ensino- trabalho que permite uma mudança na realidade do desenvolvimento de competências e habilidades para a formação do profissional de enfermagem. Objetivos: descrever sobre a importância da extensão universitária para a formação acadêmica na enfermagem. Metodologia: estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido a partir da vivência de acadêmicas de enfermagem de uma universidade federal, a partir do projeto de extensão “A enfermagem e a saúde do trabalhador: contribuições da promoção da saúde para a melhora da qualidade de vida”. Resultados: Por meio da participação no projeto de extensão os discentes puderam desenvolver habilidades práticas que só foram possíveis devido a troca de experiências experimentadas durante as ações que o projeto realizava. As ações do projeto eram voltadas à encontros, criação e divulgação por meio de redes sociais de materiais educativos voltados à promoção da saúde do trabalhador, a escolha de trabalhar por meio híbrido entre o presencial e o meio virtual se deu devido às limitações ocasionadas pela pandemia proporcionando assim a oportunidade do discente em se utilizar de diferentes meios para adaptação dos processos de promoção de saúde. Conclusão: Visto que, os projetos de extensão universitária contribuem para a formação do acadêmico de enfermagem, pois o desenvolvimento das atividades práticas enriquece o processo de aprendizagem contribuindo para o aperfeiçoamento de habilidades de liderança, comunicação e comportamento diante do público. Dessa maneira, é evidente que a troca de conhecimentos suscita no acadêmico a busca por um pensamento crítico e analítico sobre a realidade que o cerca fazendo com que ele se adapte as demandas requeridas pelo meio e assim proporcionando uma formação completa ao profissional de enfermagem.