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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
TRABALHO MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DE RECÉM-NASCIDOS HOSPITALIZADOS EM UNIDADES NEONATAIS
Relatoria:
Lívia Cintia Maia Ferreira
Autores:
  • Ana Sara Aguiar Queiroz Costa
  • Ana Maria Maia de Mesquita
  • Tayanne Rodrigues Norões
  • Andressa do Nascimento Silva
  • Ana Carolina Dantas de Araújo
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A integralidade pode ser entendida como um conceito estrutural e constituinte no cuidado ao paciente, centrado na totalidade do indivíduo em todos níveis de atenção levando em consideração o contexto social, cultural e familiar (GOMES; SMMS, 2020). A residência multiprofissional em saúde configura-se como uma pós-especialização fomentada pela articulação do ensino com a prática, com ações específicas em campo e núcleo profissional, fundamentada como um trabalho coletivo realizado por diversas categorias profissionais tendo uma finalidade em comum: a garantia da integralidade da atenção à saúde dos usuários. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo é discutir acerca da importância do trabalho multiprofissional para a atenção integral aos neonatos de um hospital escola de atenção terciária do Estado do Ceará. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência embasado nas vivências práticas de profissionais residentes nas unidades neonatais de um hospital de referência do Estado do Ceará. O presente estudo visa apresentar o trabalho desenvolvido por profissionais que compõem a Residência Multiprofissional em Neonatologia de um hospital terciário do município de Fortaleza-Ce, elencando a importância do trabalho multiprofissional para a integralidade da assistência ao neonato. RESULTADOS: Dessa forma, para o alcance da integralidade da assistência do neonato é necessário a articulação em equipe promovendo a comunicação de diferentes saberes profissionais, bem como concebendo o recém-nascido em sua plenitude, como um ser biopsicossocial. Não obstante, o cotidiano profissional reserva grandes desafios no que diz respeito à garantia dessa atenção, principalmente levando em consideração que o ambiente hospitalar se apresenta como um espaço muito dinâmico. Nesse sentido, as ações profissionais são acometidas pela burocratização presentes nas unidades neonatais, resultando em práticas muitas vezes acríticas, não reflexivas, pontuais e tecnicistas sendo direcionadas apenas ao seu núcleo profissional. CONCLUSÃO: Portanto, torna-se evidente que a promoção da educação permanente para os profissionais que atuam em unidades neonatais se torna imprescindível com vistas a disseminar a atenção integral aos recém-nascidos em caráter multiprofissional e interdisciplinar.