Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Relatoria:
Hanna Kathleen Freire Maciel
Autores:
- Mayra Mikaele Lira Freire
- Debora Rodrigues Guerra Probo
- Livia de Andrade Marques
- Samira Valentim Gama Lira de Alencar
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
É crucial o conhecimento das tecnologias educacionais digitais, pois estas têm se mostrado cada vez mais efetivas, haja vista que essas tecnologias favorecem o ensino e a aprendizagem na graduação devido a sua infinidade de possibilidades e grande teor de flexibilização. O cenário da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), modificou o ensino educacional, onde as novas tecnologias para o ensino tornaram-se cada vez mais importantes e necessárias.
O estudo teve como objetivo relatar a experiência acerca da construção de tecnologias educativas como um método facilitador do processo de ensino e aprendizagem, sendo uma forma de contribuir e melhorar as técnicas e habilidades dos alunos em formação acadêmica. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado de fevereiro a novembro de 2021 em uma universidade particular no município de Fortaleza-Ceará. Devido ao cenário da pandemia e com o intuito de atingir o objetivo de desenvolvimento de habilidades e conhecimentos na formação do profissional de enfermagem, foram desenvolvidos vídeos educativos, mídias digitais, quiz e mapa conceitual através de aplicativos interativos, com acesso gratuito. A construção das tecnologias educacionais foram planejadas e realizadas a partir de três etapas: preparação, construção e distribuição/acesso do material produzido. De início dos resultados tivemos a construção das tecnologias, no qual foi realizado um leitura (estudo) sobre tecnologias educacionais e temas voltados para as habilidades básicas na assistência de enfermagem. O material criado posteriormente eram analisados para assim serem disponibilizados aos alunos. Foi verificado que os novos meios tecnológicos possibilitou uma maior interação dos alunos com o conteúdo e até uma melhor visualização do conteúdo estudado. Além disso, é possível perceber algumas das vantagens como a flexibilidade do ensino, a possibilidade de reprodução e o arquivamento do material, possibilitando a melhoria da técnica e o treinamento de habilidades necessárias, haja vista que a utilização desses recursos facilitam a visualização e compreensão do conteúdo A construção das tecnologias educacionais contribuíram efetivamente para o desenvolvimento e conhecimento, utilizando-se da criatividade e da dinamicidade para atrair o interesse dos discentes durante o período da pandemia, além de propiciar uma metodologia rápida e efetiva de ensino e aprendizagem.