Anais - 24º CBCENF
Resumo
Título:
REDES SOCIAIS COMO POSSIBILIDADE PARA ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM:ESTUDO DE REFLEXÃO
Relatoria:
Patrícia Britto Ribeiro de Jesus
Autores:
- Danielle Pinto Freire
- Laura Raquel Soares de Abreu
- Mariana Rodrigues de Carvalho
- Melissa dos Santos Soares
- Vanessa de Souza Moraes
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Com o desenvolvimento das teorias de enfermagem, passa a ser dada ênfase ao cuidado de enfermagem como um processo interpessoal, centralizado no indivíduo e na promoção da sua integralidade. Nesse sentido, surgem as ligas acadêmicas que colaboram no fortalecimento das habilidades e competências, oferecendo a oportunidade de acompanhar de perto a atuação de profissionais especializados, tornando-se um profissional crítico e reflexivo. Diante disso, as ligas acadêmicas visam instrumentalizar os seus participantes para que se tornem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. Frente ao exposto, o presente estudo teve o objetivo refletir sobre como as redes sociais podem ser utilizadas como atividade extensionista na formação em Enfermagem. Trata-se de um estudo de reflexão, descritivo com abordagem qualitativa, o qual se fundamentou na percepção dos autores a respeito do assunto abordado. As reflexões do uso dessa estratégia de ensino aprendizagem durante o distanciamento social podem colaborar para a aquisição de conhecimentos, visualização de conteúdos práticos e de certa forma, consequentemente atender as demandas da sociedade e da política de reorientação de formação para aquele momento em que vivenciamos. Cabe mencionar que a Liga em questão atua com a temática de Fundamentos de Enfermagem, a partir de atividades de treinamento de habilidades e simulação realística com a intenção inicial de realizar atividades de aquisição de conhecimentos práticos, teóricos, no que tange ao treinamento das habilidades práticas de enfermagem, disseminação dos conhecimentos relacionados ao cuidar e teorias de enfermagem. Portanto, ao pensar nessa característica, a área de estudos em Fundamentos de Enfermagem, em sua dimensão teórico-prática, propicia ao aluno experimentar sentimentos ambivalentes, Assim, o uso das redes sociais durante a pandemia pôde proporcionar de certa forma uma aproximação da prática do profissional de enfermagem, seja por meio de lives, simpósios ou “carrossel” contendo dados científicos a fim de trazer elementos essenciais da equipe de saúde e que são primordiais no cuidado ao usuário, promovendo uma assistência universal, equânime e integral aos indivíduos na humanização do cuidado, de modo holístico e acolhedor.