LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA COVID-19
Relatoria:
Marcela Emilly da Silva Pereira
Autores:
  • Jennifer Karen Ferreira Macena
  • Nabila Arianne Azevedo Gomes
  • Aline Maria Pereira Cruz Ramos
  • Cintia Yolette Urbano Pauxis Aben-Athar
  • Danielle Saraiva Tuma dos Reis
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Intensas transformações em âmbito mundial ocorreram devido à pandemia pelo COVID-19. As universidades precisaram se adaptar e se reestruturar para reduzir os impactos sobre a graduação, com a manutenção das atividades educacionais na modalidade de Ensino Remoto (ERE). A monitoria acadêmica se destacou como importante ferramenta no ambiente virtual, permitindo a oportunidade de troca e fortalecimento de conhecimentos e habilidades com os discentes. Objetivos: Relatar a experiência de uma acadêmica de enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA) como monitora da disciplina de Doenças transmissíveis no contexto pandêmico. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência do período de agosto a dezembro de 2020. Trabalhado com duas turmas de 71 acadêmicos de enfermagem do 4° semestre o conteúdo das Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) de maior incidência na Região Amazônica e dos princípios gerais que norteiam o cuidado de enfermagem. Utilizado a Plataforma Google meet para a transmissão das aulas, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFPA para registro de frequências e avaliações, e outras ferramentas tecnológicas. Resultados: Observado dificuldades enfrentadas, muitos discentes retornaram para seus municípios de residência (52,7% residiam fora da capital), alguns sem acesso à internet (10,5%), outros com péssima qualidade da internet (57,9%), poucos tinham somente o celular disponível (36,8%). Foram necessários organizar diferentes abordagens para manter a interação no processo ensino-aprendizagem, tais como tutoriais e materiais lúdicos para manter a qualidade do ensino. Utilizou-se o Google Forms para produção e aplicação de questionários e simulados, plataforma do Youtube para download de vídeos, Google Classroom para envios de demandas, aplicativo Surveymonkey para questões de enquetes como instrumento de interação, a plataforma de design gráfico Canva que proporcionou a elaboração do Flyers, os softwares Power Point e Word e os aplicativos Google Docs e o Google Slides para a produção das aulas. Conclusão: A monitoria acadêmica foi uma ferramenta importante e singular para o auxílio do discente e amparo tecnológico ao docente, garantindo o resgate da teoria com respaldo científico para a prática, a fim de ofertar uma assistência de enfermagem individualizada, segura, humanizada e com qualidade, livre de eventos adversos.