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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
Programa de integração aos ingressantes de enfermagem do processo seletivo emergencial para a covid-19
Relatoria:
Lourraine Tavares Lorena
Autores:
  • THAIS SANTOS GUERRA STACCIARINI
  • Rosana Huppes Engel
  • Divanice Contim
  • Ana Paula Silva Fialho
  • Viviane Salgado Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As instituições de saúde estão enfrentando um novo cenário de ações sobre as medidas de segurança voltadas aos diversos profissionais envolvidos diretamente nos cuidados à população, frente à pandemia causada pela doença COVID-19. Dentre as medidas de enfrentamento, destaca-se a educação continuada. OBJETIVO: Descrever a experiência de um programa de educação continuada na integração aos ingressantes de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de um programa de educação sobre procedimentos técnico-assistenciais e gestão do cuidado no atendimento ao paciente hospitalizado com diagnóstico confirmado ou suspeita de COVID-19. A população foi constituída de enfermeiros e técnicos de enfermagem no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. As atividades ocorreram nos meses de abril a agosto de 2020. RESULTADOS/ DISCUSSÃO: Foram preparados 82 técnicos de enfermagem e 34 enfermeiros, totalizando 116 profissionais. Os temas abordados consideraram aqueles procedimentos de manejo ao paciente hospitalizado e que envolviam maiores ações estratégicas para proteção aos profissionais de saúde. São eles: manejo epidemiológico; intubação traqueal; parada cardiorrespiratória; pronação em clientes com síndrome do desconforto respiratório; desmame ventilatório e extubação traqueal; cuidados e encaminhado do corpo após o óbito e gerenciamento das ações de enfermagem com destaques as rotinas de limpeza e organização da unidade e de uso racional de insumos. Os materiais didáticos utilizados foram vídeos, rotinas e protocolos institucionais elaborados considerando práticas baseadas em evidências e consensos nacionais, ajustados às necessidades e à realidade institucional. Os protocolos contemplaram ações normativas e um plano estratégico assistencial e operacional com padronização de ações. Os vídeos foram construídos em cenário realístico como um recurso para demonstrar a implementação dos planos de trabalho descritos nos protocolos. A estratégia utilizada foi a metodologia ativa com o recurso de ensino híbrido que consistiu na incorporação de atividades virtuais e presenciais. CONCLUSÃO: As atividades propostas possibilitaram capacitar os trabalhadores que estão na linha de frente, com vistas ao desenvolvimento para práticas seguras na tríade trabalhador/paciente/comunidade. As lições aprendidas foram os ganhos com o método de ensino híbrido para atingir proposições institucionais, além dos tempos de pandemia.