LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Relatoria:
Evandicleude Ferreira de Carvalho
Autores:
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A simulação realística pode ser definida como uma ferramenta de inovação educacional que visa utilizar diferentes recursos tecnológicos para criação de situações hipotéticas e reproduzir cenários reais com diferentes graus de complexidade, em ambiente seguro e controlado, onde o estudante pode desenvolver competências e habilidades teórico-práticas para melhor desempenho do exercício do futuro profissional de Enfermagem. Este estudo preliminar visa analisar a Simulação Realística como metodologia ativa de ensino na formação em Enfermagem. Trata-se de uma revisão de literatura com levantamento de produções sobre o tema, publicadas em periódicos nacionais nos últimos cinco anos. Foram selecionados trabalhos na base de dados SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde Brasil, a partir dos descritores: Enfermagem, Educação e Simulação. Entre os materiais encontrados foram selecionados 19 artigos científicos. Os trabalhos indicaram que a utilização da tecnologia na assistência à saúde impulsionou a adoção de novas ferramentas educacionais na formação dos profissionais de saúde e que a simulação realística é uma estratégia metodológica em expansão. Os estudos apontam que ela corrobora para melhor desempenho dos estudantes de Enfermagem, no que se refere à autoconfiança, autocontrole, trabalho em equipe e construção do pensamento crítico, permitindo ao discente cometer erros e aprender com eles, sem causar danos ao indivíduo. A simulação possibilita que o estudante pratique suas habilidades e seja capaz de assumir a tomada de decisões com o profissionalismo esperado como se estivesse na condição de Enfermeiro. Também, que essa ferramenta contribui para que o discente absorva aspectos inerentes ao seu exercício profissional pela participação ativa no processo de aprendizagem. Conclui-se que a utilização da simulação realística como estratégia educativa contribui na construção do conhecimento e orienta os alunos na sua formação profissional, desenvolvendo habilidades críticas e reflexivas através do direcionamento de suas ações. Muitos trabalhos vêm sendo realizados em torno da temática, o que demonstra o interesse cada vez maior por aperfeiçoar as metodologias utilizadas na formação do profissional de enfermagem.