LogoCofen
Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
PRATICAS HOSPITALARES NA PESPECTIVA DO DISCENTE DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Luana Silva Macedo
Autores:
  • Danielle Rego Gonçalves
  • Thayza Mendes da Luz
  • Gabriele Freitas dos Santos
  • Ana Carolina da Silva Souza
  • Alba Carolina de Jesus Lisboa
Modalidade:
Pôster
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O estágio acadêmico é uma oportunidade ímpar dos estudantes de colocarem em prática tudo que foi aprendido na teoria, é o momento de tirar dúvidas, ter experiências e diminuir nervosismo em relação ao cuidado do paciente, pois é o período de adquiri autonomia na assistência. Além disso, é a oportunidade do professor demonstrar como se comportar frente ao cliente, como oferecer um tratamento humanizado e ensinar como lhe dar com as ocorrências do dia a dia, também é o período de saber diferenciar os sentimentos que o aluno tem pelo sofrimento do outro. E o serviço de saúde se tornar em um ambiente que favoreça o aprendizado. (RODRIGUES,2016). Objetivos: Descrever e compreender o processo saúde-doença de formar mais humanizada durante as práticas acadêmicas, respeitando o espaço e privacidade do paciente. Construir um ambiente mais harmônico entre docentes, acadêmicos e profissionais da saúde no processo ensino-aprendizado seja de forma efetiva, educada e deferente entre si e em relação ao paciente que estar vivendo um momento delicado. Métodos: Refere-se a um estudo de caráter descritivo do tipo relato de experiência, utilizando uma abordagem qualitativa para tratar sobre as práticas acadêmicas no hospital de referência de Belém/ PA Santa Casa de Misericórdia, realizado na ala de patologias obstétricas durante o estágio curricular obrigatório no mês de maio a junho. vivenciaram algumas limitações em relação as pacientes. Resultados: Dentre as principais limitações vale frisar a não aceitação dos pacientes em receber atendimento por estudantes (paciente-escola), desejando sua privacidade e humanização no processo de cuidados. Além disso, alguns profissionais de saúde que trabalham na instituição, se comportavam de maneira não respeitosa com a presença de discentes na clínica, contribuindo no aumento de temores e desconfortos dos acadêmicos que estão desejosos em aprender o que foi visto na teoria. Conclusão: Sendo assim, é imprescindível os estágios hospitalares para acadêmicos da saúde, afim de estimular no discente o senso crítico e aprimorar seu atendimento no decorrer das práticas. O docente auxilia na maturação pessoal e profissional desse estudante, moldando-o para um olhar mais humanizado. Outrossim, ensinar a conviver e ser um bom líder para sua equipe de enfermagem, pois vemos muitas necessidades nos hospitais de equipes com a comunicação prejudicada, sem um cuidado integral e multiprofissional.