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Anais - 24º CBCENF

Resumo

Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISONADO EM ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Relatoria:
Vérika de Sousa Albuquerque
Autores:
  • Sharnaianny Da Silva Dos Santos
  • Elaine Cristina Pedroza Souza
  • Thierry Dantas Vieira
  • Jéssica Karine Távora de Sousa
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias e comunicação na formação de enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) é um ato educativo, supervisionado e obrigatório no desenvolvimento da educação profissional dos discentes de enfermagem. Envolve a compreensão de situações reais a partir da teoria apreendida. É nesta etapa que surge a oportunidade de aliar a teoria com a prática, possibilitando a construção de saberes na formação profissional. Objetivos: Descrever as vivências de alunos na prática assistencial de estágio curricular na região central maranhense. Metodologia: Trata-se um estudo descritivo, na modalidade relato de experiência de alunos do 9? período do curso de Enfermagem durante o estágio curricular na atenção básica da cidade de Barra do Corda - MA. O período do estágio ocorreu entre fevereiro e junho de 2022. Resultados: As atividades realizadas nessa pra?tica propunham ao aluno observar e vivenciar as rotinas da Atenc?a?o Prima?ria à Saúde. Em um primeiro contato, os alunos relataram insegurança do conhecimento prático a ser desempenhado na unidade, entretanto após o acompanhamento e acolhimento da equipe assistencial juntamente com o preceptor de estágio, a experiência de aprendizado tornou-se facilitadora. Foram desenvolvidas atividades de promoção e educação em saúde com as gestantes, puericultura, participação na sala de vacina, assim como o conhecimento do programa de imunização. Durante as consultas de enfermagem percebeu-se a importância no preenchimento dos instrumentos para coleta de dados dos pacientes e/ou família. Desta forma, foi possível também conhecer sobre as atribuições dos enfermeiros descritas na Política Nacional de Atenção Básica. A assistência por meio da visita domiciliar de uma paciente idosa, diabética com alta dependência mostrou o quanto essa forma de atenção desempenha um papel importante na saúde comunitária. A sensibilidade e comprometimento da equipe a fim de garantir maior equidade a assistência em saúde. Entre outras práticas realizadas destacam-se os exames de citologia oncótica, também conhecidos como teste de Papanicolau ou “prevenção” e orientações sobre as infecções sexualmente transmissíveis. Conclusão: O ECS é uma ferramenta importante na formação e desenvolvimento do perfil profissional dos estudantes, certamente a experiência exitosa descrita neste trabalho reforça a relevância desta prática.